Publicado em 09/04/2013 - saude - Da Redação
No Dia Mundial da Saúde (7/4), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com diversas instituições, realizaram uma caminhada em Belo Horizonte. O percurso de 2,4 quilômetros, entre as praças Floriano Peixoto e Liberdade, marcou mais uma vitória da campanha Assine + Saúde. O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e o presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi (PSDB), receberam 50 mil assinaturas coletadas somente na capital mineira.
A campanha tem o objetivo de conseguir apoio para apresentar um projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional para ampliar o investimento federal na saúde. São necessárias 1,5 milhão de assinaturas, provenientes de vários Estados, para que o Congresso aceite o projeto de lei. “Com as 50 mil de hoje, já temos quase 400 mil assinaturas em todo o Estado. É um espetáculo de civilidade e patriotismo que Minas Gerais está dando ao país”, disse o presidente da Assembleia.
Para o deputado Mosconi, o povo tem consciência da insensibilidade do governo federal frente à saúde. “A União detém 70% da carga tributária do país, mas é o ente federado que contribui no setor apenas com a variação do PIB. Já os Estados e municípios são obrigados a investir 12% e 15%, respectivamente. Queremos com esse projeto de lei que o governo federal invista 10%, como preconizava o texto original da Emenda Constitucional 29 (EC-29)”, informou Mosconi.
Obras – Durante o evento, foram assinadas pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), as ordens de serviço para oito novas obras na área da saúde. Serão três novas unidades de pronto atendimento (UPAs), uma maternidade, um centro de referência em saúde mental (Cersam), um complexo de saúde com várias especialidades na região do Barreiro e a reforma de dois centros de saúde.
Na ocasião, o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, também entregou 16 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Dois desses veículos irão ampliar a atual frota da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de 29 ambulâncias, e os demais serão para renovação dos carros já disponíveis.
Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)