Publicado em 12/04/2013 e atualizado em 12/04/2013 - saude - Da Redação
Nesta semana foi realizada uma reunião com a Superintendência Regional de Alfenas, representada pelas gestoras Estael da Graças Ribeiro e Enfa Luciana Santos, juntamente com a equipe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, coordenada por Solange Ribeiro Flório, diretora da Divisão Médica e equipe da Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé, coordenada pela Enfa Maria Helena Silva de Macedo.
No encontro foi tratado sobre o projeto “Mães de Minas” e assuntos relacionados ao programa de Hipertensão, Diabetes, Saúde da Mulher e Saúde Mental.
O projeto Mães de Minas foi implantado para a proteção e cuidado da gestante e da criança no primeiro ano de vida. As ações envolvem o contato individual com cada gestante, mobilização de todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e também do primeiro ano de vida da criança.
O governo de Minas instalou uma central de atendimento para cadastrar as gestantes, o número do Call Center é 155, a ligação é gratuita. O cadastro também pode ser feito pelo site www.maesdeminas.com.br
As gestantes de Guaxupé que forem cadastradas, serão monitoradas durante a gravidez até o nascimento do bebê e irão garantir o desenvolvimento da criança, além de receberem, no final da gravidez, um kit de enxoval para o bebê: “Todas as gestantes do município deverão se cadastrar na Unidade de Saúde que faz o pré-natal, caso tenha dificuldade, devem solicitar ajuda para a enfermeira da Unidade”, explica Solange.
Outro assunto tratado foi o programa de Saúde Mental de Guaxupé que hoje conta com o ambulatório de Saúde Mental e o CAPS - Centro de Apoio Psicossocial: “Estes serviços estão sendo reestruturados para aumentar a resolutividade das ações.
“Foram contratadas duas novas enfermeiras para assumir a coordenação destas unidades. A proposta é ampliar os atendimentos e organizar os fluxos assistenciais”, finalizou Solange.
ASCOM