
Na terça-feira, 2, a Comissão Parlamentar de Representação da Assembleia Legislativa (ALMG) para acompanhar as negociações entre os servidores estaduais da saúde e o governo do Estado vão ouvir os dirigentes das entidades do sistema estadual de saúde e os representantes dos trabalhadores. O deputado Carlos Mosconi e o deputado Adelmo Carneiro Leão são os membros dessa comissão.
Serão cinco reuniões durante à tarde com a direção da Fhemig, Funed, Hemominas, Unimontes, Secretaria de Estado da Saúde e Escola Pública de Saúde, no gabinete do deputado Carlos Mosconi. “Vamos ouvir cada instituição para saber o que cada uma pode contribuir para maior valorização dos servidores do setor”, explicou Mosconi, que também é o presidente da Comissão de Saúde da ALMG.
Entre as principais reivindicações estão a revisão do Plano de Carreira, Cargos e Salários do Sistema Estadual de Saúde, reposicionamento na carreira de todos os servidores e concurso público. O diretor executivo do Sind-Saúde/MG, Renato Barros, está otimista com a intermediação do Poder Legislativo e acredita que o governo do Estado avançará nas propostas que estão sendo solicitadas.
Aumento. O reajuste salarial já não está mais em discussão. O aumento foi anunciado pelo governo de Minas em julho. As categorias que não tiveram nenhum reajuste este ano, o que inclui os funcionários da saúde, terão uma concessão de 5% de aumento salarial já em outubro de 2011. Eles também vão receber mais 5% em abril do próximo ano, como antecipação do índice a ser apurado em outubro de 2012.
Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)
Gabinete Parlamentar em Belo Horizonte