MOSQUITO DA DENGUE: quatro focos foram encontrados em Muzambinho

Publicado em 12/11/2012 - saude - Da Redação

Durante os serviços realizados continuamente com a finalidade de prevenir a dengue em Muzambinho, foram constatados 04 focos de Aedes aegypti,que já foram controlado. Esses locais ficam localizados nos bairros Vila Socialista, no Centro próximo a matriz e próximo ao Fórum Municipal. É necessário que todos os moradores ajudem no combate a dengue, pois os agentes de controle de vetores realizam as visitas nas residências com o intervalo variando em torno de 50 dias. O mosquito da dengue em condições favoráveis com cerca de 10 dias se torna alado dificultando em muito o seu controle. Além do fato de estarmos entrando no período chuvoso, aonde qualquer objeto que venha a reter água pode se tornar um possível criadouro de pernilongos e o Aedes aegypti.

Os agentes continuam a fazer o serviço de combate a dengue diariamente, mais somente isso não basta é necessário que todos os moradores de nossa cidade façam a sua parte evitando água parada em suas residências, aqui estão algumas medidas que devem ser tomadas a fim de evitar a proliferação do mosquito da dengue:

· Remova prato de plantas que ficam expostos ao tempo, caso isso não seja possível coloque areia ou espuma nas plantas ou até mesmo sal;

· Pneus devem ser armazenados em locais cobertos;

· A coleta de lixo é realizada seis dias da semana pelo setor de limpeza pública, não acumule materiais descartáveis;

· Mantenha quintais e terrenos sempre conservados fazendo a limpeza e controle do mato;

· Ao descartar garrafas pet, tampe - as;

· Por estar começando o período chuvoso, observe se os condutores de água da chuva estão limpos;

· Mantenha caixas d’água e outros recipientes que armazenam água, tampados.

· Manter as piscinas limpas e cloradas.

Caso você tenha alguma dúvida, denúncia ou sugestão entre em contato com a Vigilância em Saúde, o departamento fica localizado ao lado do Boticário na Avenida Américo Luz, nº 216, Centro ou entre em contato por telefone 35 3571 3773.

Fábio Vasconcelos Prado - Coordenador Vigilância em Saúde