
A Secretaria de Saúde deu início, na sexta-feira (14), ao mutirão de pequenas cirurgias, no Hospital Vereador Gilberto de Mattos, na zona leste do município. Neste primeiro final de semana, serão 40 pacientes atendidos. A meta é realizar 300 procedimentos até o final do ano.
As pequenas cirurgias, que incluem lipomas, nevos, cistos, pintas, verrugas e carcinomas base-celular, estão sendo realizadas com equipe própria da Secretaria de Saúde, formada por três médicos. De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, mais dois profissionais serão contratados para participar do projeto.
A dermatologista Raissa Borem Pimenta Marchiori explica que pequenas cirurgias são procedimentos que se caracterizam pela não necessidade de anestesia geral, sem internação do paciente. Desta forma, o paciente vai volta para casa logo após o procedimento cirúrgico. Ela avalia positivamente o primeiro dia do projeto, já que todos os pacientes agendados compareceram.

“Os mutirões agilizam o atendimento e otimizam o trabalho da equipe, aliviando todo o sistema de saúde, além de facilitar o tratamento para o paciente”, destaca o secretário adjunto de Saúde. Ele informa que existe uma pequena demanda reprimida nesse tipo de serviço e também uma demanda normal diária que, agora, será atendida com maior rapidez.
O mutirão de pequenas cirurgias será realizado todas as sextas e sábados, no Hospital da Zona Leste, até o final do ano. Para ter acesso ao serviço, basta procurar uma unidade básica de saúde (posto ou PSF) mais próximo da sua casa.
MutirõesA Prefeitura já realizou mutirão de atendimento em oftalmologia, com a realização de consultas, exames, cirurgias de catarata e glaucoma. A avaliação do projeto é extremamente positiva, com mais de cinco mil procedimentos realizados.
A Secretaria de Saúde está realizando também mutirão de vasectomia. Até o momento, 36 pacientes já passaram pelo procedimento.