Publicado em 23/10/2017 - saude - Da Redação
O pequeno Ariel, de apenas um mês, passou no sábado, 21, pela primeira consulta oftalmológica da vida dele. O Teste do Reflexo Vermelho, também conhecido como Teste do Olhinho, realizado nas primeiras horas de vida do bebê, deixou algumas dúvidas, por isso, a criança foi encaminhada para o atendimento. "Fiquei surpresa quando já marcaram, porque pensei que ia demorar um pouco mais", disse Rebeca Santos Gonçalves, 18, mãe do bebê.
A dona de casa Maria Isabel de Melo, de 61 anos, procurou pelo atendimento depois de começar a ter dificuldades para enxergar com o olho esquerdo. "Acho que é catarata, porque é muito parecido com o que eu tive na vista direita, operei e ficou ótima. Achei rápido para marcar a consulta".
"Nós oferecemos neste atendimento a consulta padrão da oftalmologia, e quando identificamos necessidades específicas, encaminhamos para cirurgia ou o acompanhamento especializado que é feito aqui mesmo", explicou o oftalmologista José Arnaldo D´Aurea Filho.
Setenta e seis pacientes de Poços foram atendidos, no último sábado, na ampliação das consultas oftalmológicas, realizada pela terceira vez desde agosto. A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Cismarpa – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Alto Rio Pardo, prevê todo mês, um sábado de atendimentos agendados para pacientes que já estão na fila de espera pelo serviço. "Neste sábado, nós atendemos pacientes de Poços de Caldas, Jacutinga e Nova Resende, lembrando que cada município arca com os custos dos seus respectivos pacientes", comentou Ceila Mariano, secretária executiva do Cismarpa.
A previsão era atender 90 moradores de Poços, número agendado para o dia, mas 14 não compareceram. "Esse é um comportamento que prejudica o sistema. Estas 14 pessoas que não compareceram tiraram a oportunidade de outras pessoas serem atendidas no sábado. É claro que imprevistos acontecem, mas este não comparecimento de pacientes a serviços agendados é rotina no nosso dia a dia. A ampliação aos sábados é justamente para agilizar a fila de espera. A ausência de pacientes prejudica parte do objetivo deste trabalho", alertou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.
As consultas oftalmológicas em Poços são no Cismarpa, que fica na Rua Narciso Ferreira Andrade, 145, no bairro São José. Para ter acesso ao serviço, é necessário ir até a unidade básica de saúde mais próxima de casa. Lá o médico generalista avalia os pacientes e encaminha para outras especialidades como a oftalmologia, quando necessário.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas