
Ainda hoje falar sobre doenças sexualmente transmissíveis e especialmente a AIDS é um assunto delicado. No entanto, a enfermeira Carolina Carlos Carneiro faz isso com maestria. Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Saúde abraça essa causa e é parte ativa na campanha nacional que antecede o carnaval, período considerado crítico para relações casuais e inconsequentes que acabam gerando um aumento dos casos de DSTs.
Este ano, aproveitando a proximidade do carnaval com o dia da mulher, a campanha fala mais diretamente ao público feminino. Com o slogan “Quem não se preocupa na hora, fica com a consciência pesada depois”, a campanha tem como objetivo orientar a mulher de sua responsabilidade na preservação de sua saúde.
Carolina trabalha o tema com leveza e bom humor e ao mesmo tempo consegue despertar em todos que assistem à sua palestra a consciência de que uma atitude impensada pode gerar problemas graves que perduram por toda a vida.
Na quarta-feira, 23 de fevereiro, um grupo de usuárias do PSF Dr. Manoel Joaquim Rios participou da palestra. Este tipo de ação é muito importante para integrar a equipe do PSF e as usuárias. Durante todo o ano a Secretaria de Saúde promove diversas palestras e ações que visam promover essa aproximação com a comunidade e a promoção desse novo ideal de saúde baseado na prevenção e no constante acompanhamento médico.
Os resultados são os mais positivos possíveis e isso motiva ainda mais toda a equipe na realização de ações junto a comunidade.
