Publicado em 02/04/2015 - saude - Da Redação
A partir da segunda-feira, 6, São Sebastião do Paraíso deverá receber uma equipe de 20 agentes do Estado que vão trabalhar na cidade ajudando no combate à dengue. O município está com 138 casos confirmados e 644 notificações da doença e a Secretaria Municipal de Saúde continua intensificando as ações de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti. “O nosso pedido é para que a população abra as portas de suas casas para que os agentes possam entrar e fazer o trabalho necessário que será muito importante para controlarmos esta situação”, diz Gustavo João Bernardino, coordenador municipal de zoonoses.
Os agentes do estado deverão chegar na segunda-feira, 6, e ficarão alojados no município. O início dos trabalhos da força tarefa está prevista para acontecer na manhã de terça-feira, 7. Segundo Gustavo a atuação vai começar no bairro São Judas e vai se estender pela região abrangendo o São Sebastião, Santa Tereza, Veneza e Jardim das Acácias. “Eles farão o recolhimento de todo o material que possa acumular água e se transformar em local de reprodução e criadouro da larva do mosquito da dengue”, comenta Gustavo. O material coletado nas casas é colocado em sacos plásticos e depois recolhido por um caminhão para ser inutilizado.
Gustavo reforça sobre a importância da população contribuir para o trabalho que está em andamento em toda a cidade. “Os agentes estarão uniformizados e identificados com crachás, então que seja franqueado o acesso deles no interior das residências, para que tenhamos um resultado efetivo e nos livremos do risco de epidemia e desta doença que pode matar”, anuncia.
Paralelamente a este trabalho as equipes de campo da vigilância do município continuarão realizando o trabalho preventivo por toda a cidade. Na próxima semana também está prevista a chegada de mais um veículo de fumacê "pesado" para o combate mais intenso. As equipes da vigilância já utilizam um veículo nas maiores áreas de incidência da doença e de focos do mosquito. Há também o trabalho com o uso do fumacê portátil que estão sendo utilizados nos locais onde existem casos isolados. “O trabalho continua dia e noite, inclusive nos finais de semana, para vencermos esta doença e deixarmos a cidade livre do mosquito transmissor”, conclui Gustavo.
Fonte: Secretaria de Comunicação / Prefeitura de São Sebastião do Paraíso - MG / Ana Paula Carvalho