Poços de Caldas terá Central de Vacinas

Publicado em 06/12/2010 - saude - Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde está na reta final do processo de implantação da Central de Vacinas no municipio. O imóvel já foi locado, na Av Santo Antonio, 245, e sediará não apenas a sala de vacinas hoje localizada na Policlinica, mas também a Rede de Frio, que manterá um estoque de vacinas a serem distribuidas às demais salas de vacinas, num todal de nove. “Com o novo espaço, teremos condições de separar uma sala de vacinas para adultos e outra para crianças, e outro espaço destinado apenas ao Teste do Pezinho”, informa o secretário de saúde, dr Júlio Balducci.
O processo de implantação da Central de Vacinas de Poços de Caldas vem sendo acompanhado pela GRS de Pouso Alegre, através da coordenadora do Programa de Imunização, Irene Podversek Reis, que orientou nas adaptações necessárias ao imóvel. No dia 19 de novembro, a representante da GRS se reuniu com dr Julio e os representantes da Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde, além da coordenadora da Sala de Vacinas de Poços e a diretora de Programas de Saúde, dra Rosilene dos Reis para fecharem os últimos detalhes não só da nova Central de Vacinas mas também das novas salas de vacinas nos PSF’s do municipio. Neste ano, até o final de outubro, foram aplicadas 86 mil vacinas no município. “Isso significa que grande parte da nossa população está coberta com todas as vacinas disponíveis na rede pública. Interessante que esta cobertura vacinal, este esforço que a Secretaria de Saúde faz, através de campanhas, disponibilizando funcionários, comunicando a população, abrindo novas salas de vacinas, tudo isso resultou na vinda de recursos por parte dos governos estadual e federal. Recursos que serão investidos para que esta cobertura seja cada vez maior e também nos permita que no próximo ano possamos dotar cada PSF de uma sala de vacinas, estendendo o serviço a todas as regiões do municipio”, destaca dr Julio.
Ele informa ainda que com a Central de Vacinas e a Rede de Frio, haverá economia aos cofres públicos, já que muitas viagens a Pouso Alegre para buscar vacinas serão economizadas. “Nosso objetivo é que Poços seja modelo para toda região, com um serviço de ponta na imunização da população”, conclui o secretário de saúde.

Policlinica
A Sala de Vacinas da Policlinica é a mais procurada do municipio. Este ano, no período de janeiro a outubro, foram aplicadas 56.416 doses. Com o passar dos anos e o aumento da população, a sala ficou pequena para tantos serviços prestados. Hoje, conta com 6 funcionários e atende no período de 8h às 17h .A coordenadora do serviço, Patricia Scotini, destaca que a nova Central de Vacinas será um grande avanço para o municipio. “Hoje o espaço está ultrapassado, pequeno, desconfortável, tanto para quem se utiliza do serviço como para os funcionários”, destaca. Ela explica ainda que o nome Central de Vacinas se deve ao fato de que, além de contar com uma sala de vacinas, o local também sediará a Rede de Frio do município.

Definição
A Rede de Frio é o processo de armazenagem, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos (vacinas) do Programa Nacional de Imunizações, e deve ter as condições adequadas de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é administrada. O objetivo final é assegurar que todas as vacinas administradas mantenham suas características iniciais, a fim de conferir imunidade, já que são produtos sensíveis ao calor.