Poços sedia capacitação regional sobre Hanseníase

Publicado em 18/08/2011 - saude - Assessoria de Comunicação

Poços de Caldas sedia uma capacitação sobre Hanseníase, organizada pela Gerência Regional de Saúde (GRS) Pouso Alegre na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19. O curso acontece na sala do Centro de Educação Permanente em Saúde, no prédio do SAMU, à rua Pernambuco, 495, no horário de 8h às 11:30h e de 13h às 17h. Foram convidados representantes dos 54 municípios coordenados pela GRS Pouso Alegre.
“O curso visa capacitar profissionais de saúde para diagnóstico precoce da hanseníase e também as formas de tratamento da doença”, explica a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase e Tuberculose, Cristina Filomena Lazari Gomes. De Poços, participam três médicos e três enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde. “Eles irão trabalhar depois como difusores destas informações entre seus colegas, melhorando o diagnóstico dentro dos PSFs”, destaca a coordenadora. Além de médicos e enfermeiros, participam ainda bioquímicos, farmacêuticos e fisioterapeutas de outros municípios. Além da parte teórica, haverá a parte prática, com avaliação de pacientes nas salas do programa, no Núcleo de Especialidades Centro, prédio anexo ao SAMU.

HANSENÍASE
Não é uma doença hereditária, e sim uma infecção crônica, causada pelo bacilo de Hansen – Mycobacterium leprae. Esse bacilo multiplica-se muito lentamente, e o período de incubação da doença é de, aproximadamente, cinco anos.
Apesar do temor que provoca, a hanseníase não é altamente contagiosa, como pensam algumas pessoas. Ela se transmite por meio de gotículas de saliva ou de secreção nasal, durante o contato íntimo e freqüente com infectados.
A doença afeta a pele e os nervos periféricos. Quando não é tratada, há danos progressivos e permanentes à pele, nervos, membros inferiores e superiores, e olhos