Publicado em 15/07/2018 - saude - Da Redação
Na sexta-feira, 06/07, no Plenário da Câmara, aconteceu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Hemominas (com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde) e o IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. Com isso, foi concretizado o projeto de implantação de um PACE - Posto Avançado de Coleta Externa, no município de Muzambinho.
Participaram da solenidade, o Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues (diretor geral do Campus Muzambinho), Júnia Cioff (presidente da Fundação Hemominas), deputado estadual e ex-Secretário de Saúde Sávio Souza Cruz, deputado federal Adelmo Carneiro Leão, prefeito Sérgio Esquilo, vereador Jota Maria (presidente da Câmara), Dr. Lisandro Carvalho de Almeida Lima (Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde), Tião Preto e Toninho Pedreiro (Clube de Doadores de Sangue de Muzambinho), além de outras lideranças da comunidade e região. De Juruaia, os vereadores Edson Ponte Preta (presidente da Câmara) e Ediney Alves Madeira.
O Pace será instalado em Muzambinho, numa parceria com o IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. O Pace tem como objetivo possibilitar a ampliação do número de candidatos à doação de sangue na cidade e região. O novo Pace possibilitará maior conforto e rapidez no atendimento tanto de doadores, quanto de pacientes locais, ajudando assim, a suprir a demanda de coleta de sangue na localidade. O posto ainda faz o rastreamento do sangue para distribuição na região ou até mesmo para atender toda uma operação de abastecimento nos locais de necessidade de esforço concentrado.
Nos discursos, todos enalteceram o trabalho desenvolvido pelos Srs. Tião Preto e Toninho Pedreiro junto ao Clube dos Doadores de Sangue que contribuiu muito e serviu como inspiração para a implantação do PACE, já que o clube conta com mais de 5 mil doadores cadastrados.
SOBRE O PACE
O PACE tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos duas (2) ou quatro (4) vezes por mês. Essa nova modalidade de realização de coleta acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura, e outras instituições. Além do posto de coleta que será implantado em Muzambinho, a Fundação Hemominas possui PACE nos municípios de Araguari, Bom Despacho, Lavras, Leopoldina e Muriaé.