Profissionais de saúde discutem ética, acolhimento e comunicação em Poços de Caldas

Publicado em 20/04/2011 - saude - Assessoria de Comunicação

O Grupo de Trabalho em Humanização(GTH), que atua junto às equipes dos PSFs do município, se reuniu pela quinta vez, na sexta-feira, 15, no auditório do Sesc, desta vez para discutir o tema Ética, Acolhimento e Comunicação. Participaram cerca de 150 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, enfermeiras ,dentistas, técnicos, auxiliares administrativos e auxiliares de higienização dos PSFs.
De acordo com o que a gente tem trabalhado nos encontros anteriores, vimos a necessidade de aprofundar estes três pontos mais a fundo: ética, comunicação e acolhimento. Então passamos os conceitos e como se utiliza a ética no dia a dia profissional, como é um atuar ético dentro da saúde da família, e também o que é um acolhimento ético, como deve ser feito pelas equipes e, tudo o que foi trabalhado, necessita da comunicação. Precisamos usar a comunicação como forma de resolução de conflitos, fazendo os encaminhamentos adequados e saber atender e orientar o paciente que chega ao PSF, destaca a psicóloga Laíne Cancian da Silva. Ela destacou ainda a importância de uma conduta ética dentro da saúde da família. Nós focamos muito na questão de saber respeitar o usuário, porque ele vem com uma crença e uma cultura próprias,e nós temos que respeitar isso, dar voz aos seus questionamentos, temos que entender a condição dele, atuar com este respeito e com o sigilo das informações, conclui.
Após a abordagem dos temas pela psicóloga, as equipes se reuniram em grupos e discutiram como é feito o acolhimento em cada unidade. Ao final, dois representantes de cada grupo falaram de suas experiências para o auditório lotado. Em geral, as equipes seguem as orientações do Plano Diretor da Saúde e dividem os dias da semana para mulheres, crianças, homens e idosos que têm atendimento diferenciado a cada dia. Na espera das consultas, são feitas orientações sobre diversos temas, conforme a clientela do dia. Fala-se sobre vacinação, sobre exames preventivos, sobre hipertensão, etc.
O trabalho dos agentes comunitários de saúde, nas casas dos pacientes, também foi destaque. O nosso papel começa nas casas. Nem sempre as famílias nos atendem bem, mas é nosso trabalho chegar a todos, orientando e informando de forma correta, destacou a equipe do PSF Cohab I. Para a equipe do Parque Pinheiros, todos devem acolher bem. Todos nós devemos nos colocar no lugar do paciente, temos que ser profissionais e prestativos.
A próxima reunião do GTH acontece no dia 6 de maio, quando novamente será abordado o tema Acolhimento. A coordenação do GTH em Poços de Caldas está a cargo de um grupo formado por oito pessoas: Celso Donato Filho, Bernadete Scafi, Sara Braga, Laíne Cancian Marcelle Bernardes , Maria Dorise Lopes,Renata Rennó e Roberta da Silva. O objetivo é desenvolver um trabalho permanente para a humanização do sistema de saúde no municipio.

Humanização
O Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) é um dispositivo inserido na Política Nacional de Humanização (PNH) para o SUS, com o objetivo de intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde para todos. O GTH institui-se em qualquer instância do SUS e é integrado por pessoas interessadas em discutir os serviços prestados, a dinâmica das equipes de trabalho e as relações estabelecidas entre trabalhadores de saúde e usuários
A construção de um grupo de trabalho aproxima as pessoas, possibilita a transformação dos vínculos já instituídos, além de estabelecer um ambiente favorável para compartilhar as tensões do cotidiano, as dificuldades do trabalho, acolher e debater as divergências, os sonhos de mudança e buscar, por meio da análise e da negociação, potencializar propostas inovadoras.