Programa DST/AIDS participa de dia Amigo da Santa Casa em Poços

Publicado em 04/08/2017 - saude - Da Redação

Programa DST/AIDS participa de dia Amigo da Santa Casa em Poços

Sensibilizar as pessoas quanto à importância da Santa Casa para o sistema de saúde da região, reunir voluntários e buscar mais colaboradores para o hospital. Estes são alguns dos objetivos do Dia Amigo da Santa Casa, que será realizado neste sábado, 5.

O dia de voluntariado será dividido em duas partes. A partir de 8h30, na esquina das Ruas Assis Figueiredo com Prefeito Chagas, serão realizadas ações de saúde que incluem a conscientização sobre o diagnóstico e tratamento do câncer, diagnóstico de doenças dos rins, obesidade e outras patologias tratadas pelo hospital.

A Secretaria Municipal de Saúde participará por meio do Programa Municipal DST/AIDS. Equipes do Programa estarão no local, distribuindo folders, preservativos, informações e fazendo os testes rápidos de HIV e Sífilis. O resultado sai em 30 minutos e em caso positivo, o paciente é encaminhado ao Programa para outros exames de confirmação. "É uma oportunidade para divulgarmos nosso trabalho, apresentarmos o Programa e os serviços disponíveis na nossa sede, que funciona no prédio da Secretaria de Saúde, na esquina das Ruas Rio Grande do Sul com Pará", explicou Dirce Tomoko Hara Soares, coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS.

No período da tarde, a partir das 12h, será realizada festa na Paróquia São Judas Tadeu, com almoço de canjiquinha e caldo de feijão, bingo, lanches, bebidas, brincadeiras, oficinas e apresentações musicais. “O objetivo do Dia Amigo da Santa Casa é reunir todos os voluntários que atuam na instituição em uma única ação, dando visibilidade aos projetos e oportunidade para a troca de contatos e experiências, bem como para a adesão de novos voluntários e apoiadores. Também é uma forma de agradecimento da Santa Casa pelo valoroso trabalho dessas pessoas, que fazem tanto pela melhoria da instituição. A ideia, num primeiro momento, é que sejam realizados quatro dias "Amigo da Santa Casa" por ano, itinerantes, cada um em uma região da cidade”, disse Pedro Funchal, assessor de comunicação do hospital.

O evento, aberto ao público, é organizado pelos funcionários de diversos setores da instituição e por grupos de voluntários. Na ocasião também será divulgada a campanha "A sua energia nos faz ir além", que por meio de um convênio entre o DME - Departamento Municipal de Eletricidade e a Santa Casa, possibilita a doação de recursos para o hospital, por meio da conta de energia. Para se cadastrar, basta que o doador preencha uma ficha com alguns dados pessoais, como: nome, endereço, telefone, RG/CPF ou CNPJ, e o mais importante: o número da instalação (unidade consumidora), informação que vem indicada no canto superior esquerdo da conta. As fichas de doação estarão disponíveis nos pontos de voluntariado. As doações mensais têm o valor mínimo de R$ 10,00 (dez reais).