Resultado de análises de água em Muzambinho

Publicado em 03/12/2014 - saude - Da Redação

O Departamento de Vigilância em Saúde faz mensalmente análises de água dentro da área urbana do Município de Muzambinho.

Essas análises têm como objetivo averiguar como está a condição da água consumida pela população, tanto, as fontes naturais, quanto a água fornecida pela Copasa.

Com relação às fontes naturais, as populares “minas” é importante ressaltar que toda água consumida, é ideal que passe por um tratamento a fim de evitar algum tipo de doença vinculada a sua utilização. Esse tratamento pode ser feito através de hipoclorito de sódio onde se acrescenta no tratamento 02 gotas por litro de água, aguardando 30 minutos para seu consumo ou mesmo filtrando ou fervendo a água. 

Segundo as últimas análises realizadas no mês de novembro, as “minas” próximas ao trevo, no bairro São Lucas e Chácara Primavera, apresentaram condições satisfatórias para o consumo, já a “mina” localizada no Bairro Novo Horizonte apresentou índices de contaminação elevada isso pode ter ocorrido em função do encanamento, que além de ser extenso, possui certo tempo de uso, as medidas necessárias a fim de melhorar a condição dessa fonte hídrica estão sendo tomadas. No local citado foi colocada uma placa de advertência, alertando a população, infelizmente a placa foi removida, por esse fato pedimos às pessoas que tem o hábito de consumir essa água, para não há utilizarem, enquanto a questão da contaminação não for sanada.

A água fornecida pela Copasa apresenta – se em excelentes condições, lembrando que mensalmente são feitas as análises dessa água, e lembrando que a empresa fornecedora é responsável pela qualidade da água até o hidrômetro. Por isso é necessário fazer a manutenção do encanamento e a limpeza da caixa d’agua. Caso haja alguma dúvida, entrar em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde, que fica localizado na Avenida Américo Luz, 216, Centro, Muzambinho ou pelo telefone (35) 35713773.

Fábio Vasconcelos Prado