Publicado em 10/07/2016 - saude - Da Redação
O serviço de atendimento móvel de urgência e emergência 192 que atende a população, em residências, locais de trabalho e vias públicas.
A equipe do SAMU é formada por técnicos de enfermagem, condutores socorristas, enfermeiros e médicos. Uma grande conquista na área da saúde da atual administração.
O SAMU atenderá casos de urgência e emergência, que na região é gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro-região do Sul de Minas (CISSUL) e é financiado pelo governo federal, estadual e municipal, com o objetivo de melhorar o atendimento de saúde para a população.
A unidade em Cabo Verde conto com o atendimento básico de 24 horas, com plantão de 12 horas de 2 profissionais, sendo eles: Fábio Cabral e Rubervan Pamplona (motoristas socorristas), Pamela Marcolino, Tânia, Vera, Fernando de Oliveira e Anderson Alves (técnicos de enfermagem - socorristos).
OS CASOS QUE O SAMU DEVE SER ACIONADOS: Acidentes / traumas com vítimas; Choque elétrico; Falta de ar intensa; Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns); Afogamentos e engasgo; Intoxicação ou queimaduras graves; Trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto; Tentativas de suicídio; Urgências psiquiátricas; Vítima inconsciente; Em casos de intoxicação exógena ou envenenamento; Na ocorrência de maus tratos; Crises hipertensivas; dores no peito de aparecimento súbito; Acidentes com produtos perigosos; Agressão por arma de fogo ou arma branca; Soterramento, Desabamento; Crises Convulsivas; Na transferência inter-hospitalar de doentes graves e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Nos casos que NÃO haja caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas, através do contato com o médico-regulador pelo 192.