Publicado em 04/06/2013 - saude - Da Redação
A Santa Casa de Misericórdia de Piumhi receberá, nesta semana, nova central de materiais esterilizados, chamado de autoclave. A liberação do equipamento foi feito por intervenção do secretário de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares, após a solicitação pela equipe do hospital. A doação do aparelho faz parte do programa “Energia Inteligente” da CEMIG e a entrega está agendada para o dia 7 de junho, às 11 horas.
Cássio participará do evento de entrega do aparelho.
Durante visita ao hospital, no dia 15 de maio, a direção do hospital narrou ao deputado a necessidade da troca do aparelho, dizendo que há mais de 5 anos tentam a troca do mesmo. “Falamos com ele e no mesmo momento ligou para os responsáveis na Cemig, já nos dando uma resposta positiva pela troca. E agora, menos de um mês depois, vamos receber o aparelho. Estamos muito felizes com isso”, afirmou o diretor-presidente do hospital, César Francisco Batista.
De acordo com Cássio, é uma satisfação pessoal poder trabalhar em prol das comunidades, principalmente envolvendo a área de saúde. “Estarei sempre lutando pelo que for melhorar o atendimento ao cidadão. E a área de saúde é muito delicada e uma das necessidades primordiais. Contem comigo, sempre”, afirmou o deputado.
O equipamento, chamado de autoclave, é mais econômico e mais eficiente comparado ao atualmente utilizado pelo hospital. Os novos aparelhos economizam energia pelo fato de fazer o ciclo de esterilização em apenas 35 minutos. Os equipamentos antigos fazem o mesmo em 4 horas. Além disso, são considerados mais eficientes, já que têm uma tecnologia mais avançada.
Os recursos para aquisição das autoclaves são provenientes do Programa Energia Inteligente, responsável pelas ações da Cemig no combate ao desperdício de energia, já que este é um dos equipamentos que mais consomem energia dentro de um hospital. A economia, em termos de energia, é estimada em 179 MegaWatts/hora por ano, energia suficiente para abastecer 80 residências de consumo médio, por ano.
Programa
O programa Energia do Bem implementa equipamentos mais econômicos nas entidades filantrópicas e sem fins lucrativos como hospitais, creches e entidades de Longa Permanência de Idosos. O objetivo é otimizar o uso e consumo de energia elétrica, prezando por um uso racional, além de conseguir preservar o meio ambiente.
O projeto prevê a substituição de autoclaves obsoletas e ineficientes em hospitais da rede pública por autoclaves de alto rendimento e desempenho, o que proporciona benefícios como maior segurança no processo de esterilização, reduzindo a possiblidade de infecção hospitalar, a redução do valor das faturas de energia, além da adequação às normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para as Centrais de Materiais de Esterilização (CME) sobre as barreiras sanitárias isoladas.
Já foram contemplados mais de 40 hospitais, proporcionando uma economia de energia de 5700 MWh/ano e uma redução na demanda de energia no horário de ponta de 1450 kW. Também foram negociados pagamentos de dívidas dos hospitais que totalizaram R$ 1,2 milhões.
ASCOM