
Com o tema Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e Valorizar os seus Trabalhadores, a VI Conferencia Municipal de Assistência Social de Alterosa promoveu debates para avaliar o sistema, elaborou propostas e realizou a eleição de delegados que representarão o município na Conferência Estadual que será realizada em Belo Horizonte no período de 20 a 22 de outubro do corrente ano.
“As Conferências acontecem em todo o Brasil a cada dois anos e têm o objetivo de avaliar a qualidade do serviço, propor novas diretrizes, buscar a valorização dos trabalhadores, melhorar a qualificação dos programas, projetos e benefícios. A partir daqui vamos levar nossas reivindicações ao Estado e à União”, disse Cristian Mara, secretária municipal de Assistência Social.

A Conferência foi promovida pelo conselho municipal de Assistência Social - CMAS no dia 05 de agosto de 2011, no salão do parque Jucão, bairro Cruzeiro e contaram com a participação de representantes governamentais, usuários dos serviços, servidores, membros de conselhos, entre outros.
SUAS - Organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outras situações.
