Publicado em 29/07/2013 - saude - Da Redação
Em uma reunião agendada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares, membros da diretoria da Santa Casa de Passos alinharam o credenciamento do Hospital do Coração. Por entendimento entre as partes ficou decidido que Passos será credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS) no serviço de hemodinâmica e angioplastia primária, para a linha do infarto.
Existem outras possibilidades de credenciamento para serviços na área cardiovascular que serão discutidos posteriormente. Na reunião, que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 26 de julho, o secretário disse que o governador Antônio Anastasia já autorizou a tramitação dos documentos para a compra dos 30 leitos de UTI solicitados por Cássio Soares e já anunciados quando da inauguração do espaço físico que contou com a presença de Jorge.
O secretário Antônio Jorge explicou para os presentes como funciona o desenho de atendimento
regional, dizendo que está finalizando uma normativa estadual, com autorização do Ministério da Saúde, para credenciamento das hemodinâmicas e isoladamente para cirurgia cardiovascular para atendimento exclusivo de pacientes infartados, que necessitam de um rápido atendimento. “E Passos é o primeiro pólo nesse sentido. Os credenciamentos de alta complexidade são assuntos estritamente técnicos, de grande relevância para a sociedade e que merecem sempre uma explicação à luz da melhor técnica. É isso que vem sendo feito nesta macrorregião, sempre alinhados com os atos normativos do Ministério da Saúde”, garantiu o secretário, ressaltando que este processo não traz prejuízos aos serviços já existentes na região.
Para Antônio Jorge, existem outras possibilidades de serviços na área cardiovascular em Passos, o que ainda está em estudo. “Sempre alinhados com esta diretiva técnica, da Secretaria e do Ministério (da Saúde), com apoio do deputado Cássio Soares. A Secretaria de Saúde possui um enorme respeito pela Santa Casa de Passos, nossa grande âncora regional, nosso grande parceiro e até por esse motivo tem, ao longo dos anos, recebidos tantos recursos do Governo do Estado”, explicou.
Durante a reunião, Antônio Jorge fez questão de agradecer ao deputado Cássio Soares “pela sua diligência, competência com que trata do assunto, um assunto técnico, num ambiente neste momento muito inflamado, com muitas questões que deixam de ser técnicas, exploradas, diria até de forma demagógica do ponto de vista político”. Participaram da reunião, além de Cássio Soares, o provedor da Santa Casa de Passos, Vivaldo Soares Neto, o diretor administrativo Daniel Porto Soares e o médico Demis Delfraro, membro da diretoria do hospital.
Definitivo
Para Cássio, dessa vez o assunto foi tratado de forma definitiva. “Tivemos a definição, a deliberação da autoridade maior da área de saúde do Governo de Minas, que é o secretário Antônio Jorge, de que a Santa Casa de Passos terá o credenciamento da hemodinâmica com vários serviços para que a gente possa ter uma melhor oferta e um melhor serviço do SUS, serviço gratuito para atendimento da nossa população”.
Já o provedor da Santa Casa, Vivaldo, a Santa Casta está muito feliz por ter conseguido o credenciamento. “É um procedimento que vai ajudar a resolver cerca de 70% dos problemas na urgência, no infarto agudo do miocárdio que nós recebemos. Na emergência da Santa Casa, 35% dos atendimentos são cardiovascular, o que mostra ser de suma importância para nós este credenciamento”, explicou o provedor.
Governador autoriza 30 leitos de UTI
Durante a reunião, Antônio Jorge anunciou que foi autorizado pelo governador Antônio Anastasia a tramitação para a expansão da UTI da Santa Casa, com a compra de mais 30 leitos para o hospital, equipando o espaço inaugurado pelo secretário no mês de março deste ano. Os leitos foram solicitados por Cássio Soares durante a inauguração.
De acordo com o secretário, a decisão política e técnico-administrativa de Anastasia está clara. “E nós vamos apoiar com os recursos necessários para esta expansão da UTI”, garantiu. Com isso, o atendimento de UTI passa de 17 leitos para 47, mais que dobrando a capacidade. Os equipamentos irão custar mais de R$ 3 milhões aos cofres do Governo do Estado. “Hoje nós saímos daqui muito felizes, muito satisfeitos com o secretário Antônio Jorge, com o governador Anastasia e com o nosso deputado Cássio Soares. Nossos sinceros agradecimentos, estamos nos sentindo realizados”, garantiu Vivaldo, provedor da Santa Casa.
O diretor do hospital se comprometeu em entregar na próxima semana a documentação necessária para a efetivação do processo de aquisição dos leitos. “É com serenidade, com trabalho, sempre alinhando a melhor técnica, nós temos cada vez mais deixado resultado para o cidadão, resultado para a cidadania”, finalizou Antônio Jorge.
Fonte: ASCOM