Publicado em 03/04/2014 - saude - Da Redação
Estudantes da rede municipal de ensino, todos os anos, participam de atividades com foco na alimentação saudável
A iniciativa da “Semana da Alimentação”, em Nova Resende, é da nutricionista responsável pela alimentação escolar, Wanessa Melo. A primeira edição da semana no município aconteceu no ano de 2008. Desde então, anualmente, a “Semana da Alimentação” é celebrada entre os estudantes. “Quando realizamos a semana pela primeira vez percebemos que o interesse dos estudantes pelo assunto era grande. Por isso, não vimos outra alternativa a não ser dar continuidade ao projeto. E, a cada ano, a adesão e o interesse das crianças aumentam mais e mais”, conta a nutricionista.
No início de cada ano letivo, já no primeiro mês de aulas, as crianças começam a perguntar quando será a “Semana da Alimentação”. É quase um evento escolar. “Acredito que sejam as atividades lúdicas e divertidas que despertam o interesse das crianças sobre o tema e, assim, sem perceber, elas assimilam o conteúdo passado durante as brincadeiras e atividades”, diz Melo.
A nutricionista prepara um material de apoio adequado para a idade das crianças, com conteúdo informativo sobre o que vem a ser alimentação saudável. Há exibição de filmes (principalmente de animações, que são as preferidas das crianças) com o tema da alimentação e, também, palestras. Para isso a nutricionista conta com vários personagens em fantoches, criados por ela, que despertam a atenção dos pequenos. “Durante a semana da alimentação procuramos passar muitas informações aos alunos e ainda distribuímos apostilas para que possam levar para casa, ler e compartilhar com a família. Duas semanas depois, realizamos uma competição na escola, que é um jogo de perguntas e respostas, no qual as crianças mostram o que realmente aprenderam sobre o assunto”, explica a nutricionista.
Embora a semana seja divertida para as crianças, o assunto é sério. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cada habitante do planeta Terra desperdiça, em média, quase 300 quilos de alimentos por ano. “Essa quantidade de alimentos desperdiçada já chega a assustar. Mas é mais preocupante ainda se tomarmos conhecimento de que mais de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo passam fome. Claro que o desperdício acontece desde a produção dos alimentos nas fazendas até a mesa das pessoas, mas se cada um fizer a sua parte, podemos melhorar esse problema”, conta Melo.
Wanessa Melo - Nutricionista da Alimentação Escolar de Nova Resende / CRN9 4705