Publicado em 12/04/2013 - saude - Da Redação
Nesta semana a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou os números sobre a dengue em Guaxupé. A epidemia que já foi decretada pelo Governo de Minas e em vários outros estados do Brasil, tem trazido preocupação também no município. Atualmente estão confirmados 35 casos, 174 casos suspeitos e 16 casos negativos.
“A Prefeitura tem tomado todas as medidas cabíveis. Os agentes de vetor estão nas ruas orientando e fazendo o levantamento de focos. O que nos chama a atenção é que todos os focos estão sendo encontrados em quintais de residências e não em terrenos baldios, como pensam a maioria das pessoas”, disse Andrea Dallora, diretora da Vigilância em Saúde.
Mesmo não sendo encontrados focos de dengue em terrenos, estes estão sendo notificados e os proprietários tendo um prazo para a limpeza do mesmo.
Para o prefeito Jarbinhas este é um momento delicado na saúde pública, que precisa ter o empenho e envolvimento do poder público e população: “Não vamos esconder nenhum número da população, seja ele sobre a dengue ou qualquer outra questão que envolva a Prefeitura. O povo precisa e tem o direito de saber de tudo o que acontece. Estamos trazendo os números referentes aos casos de dengue para que a população possa se conscientizar e mobilizar no combate ao mosquito Aeds aegypti”.
Para ajudar no combate à dengue, na semana passada a Prefeitura adquiriu uma bomba costal para o fumacê e nesta semana recebeu do Governo Estadual a primeira remessa de hipoclorito: “Estamos planejando a distribuição deste líquido. A idéia é que o maior número de pessoas possa ter acesso e levar para a casa um frasco. Trabalharemos intensamente nos bairros mais afetados com os agentes de vetor e também com agentes do PACS”, explicou Andrea.
“Quero pedir aos moradores que dêem uma olhada em seus quintais. Nesse momento todo cuidado é pouco e se não nos unirmos no combate à dengue, certamente Guaxupé entre tão logo para a estatística das cidades que estão com epidemia”, finalizou o prefeito Jarbinhas.
Para denúncias de terrenos baldios ou em caso de suspeita de dengue, basta entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone 3551-2719.
ASCOM