Vigilância em Saúde de Muzambinho alerta o aparecimento de triatomíneos “barbeiros”

Publicado em 19/11/2013 - saude - Da Redação

A Vigilância Epidemiológica desempenha diversas atividades no Município com o intuito de prevenir a proliferação de pragas urbanas, os principais vetores combatidos são o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e os triatomíneos, transmissores da doença de chagas.

O trabalho de controle dos triatomíneos popularmente conhecidos como “barbeiros” é realizado principalmente na área rural, pois a espécie predominante em nosso Município tem hábitos silvestres. 

A maioria dos insetos fica mais ativa nas estações mais quentes do ano, em função desse fato com frequência têm chegado até a Vigilância em Saúde, triatomíneos coletados em todo o Município; isso ocorre pelo fato desses insetos saírem de seu habitar natural atrás de abrigo e alimento. Nos meses de outubro e novembro de 2013 chegaram a Vigilância Epidemiológica 11 notificações, relacionadas à presença de barbeiros nos imóveis. Todas as notificações são atendidas e medidas necessárias são tomadas a fim de evitar a doença de chagas.

Nosso Município tem uma distribuição populacional e de imóveis grandes em sua zona rural, segundo dados do Departamento, Muzambinho possui cerca de 3000 imóveis fora da área urbana, isso faz com que o trabalho de inspeção realizado seja feito a partir de um cronograma onde certos bairros devem ser trabalhados a cada ano.

O serviço da Vigilância Epidemiológica consiste em fazer o mapeamento, cadastramento, inspeção e a parte educacional aos moradores das áreas a serem trabalhadas, caso constate a presença de triatomíneos na residência é efetuada a dedetização logo após isso junto a Secretaria de Saúde é providenciado o exame de sangue a essas pessoas.

Caso você encontre um inseto suspeito, não mate, não esmague e nem coloque no álcool, coloque num recipiente se possível vivo e leve até um posto de referência, Posto de Saúde, PSF, Secretaria Municipal de Saúde, ou até o prédio da Vigilância em Saúde localizado na Avenida Américo Luz, nº 216, Centro, Muzambinho ou entre em contato pelo telefone 3571 3773.

Por: Fábio Vasconcelos Prado / Coordenador Vigilância em Saúde