Vigilância em Saúde faz alerta sobre focos de dengue em Guaxupé

Publicado em 14/01/2013 - saude - Da Redação

No período de 03 a 07 de janeiro a Vigilância em Saúde realizou em Guaxupé o LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) e constatou 36 focos do mosquito.

Embora nenhum caso de dengue tenha sido registrado, Romeu Magno, secretário de saúde, pede a colaboração da população: “Nesta época do ano com muita chuva e temperaturas elevadas tem-se as condições ideais para a proliferação do mosquito. Assim, pedimos a colaboração da população no sentido de ficar atentos para que não apareçam mais focos de dengue”.

Os 36 focos do mosquito da dengue foram encontrados nos seguintes bairros:

Vila Rica: 04 focos

Jardim Planalto: 04 focos

Parque dos Municípios I: 03 focos

Jardim Aviação: 03 focos

Parque do Lago: 02 focos

Jardim Três Rosas: 02 focos

Centro: 02 focos

Nos outros 16 bairros foram encontrados 01 foco por bairro.

A diretora da Vigilância em Saúde, Andrea Dallora, orienta a população para que recebam os “agentes de vetores” em suas casas para que seja possível fazer um trabalho eficaz: “a maior dificuldade que os agentes encontram é em adentrarem às casas. Muitas pessoas não abrem a porta, talvez por algum receio. Todos os agentes estão devidamente uniformizados e com identificação. Se mesmo assim ainda tiverem dúvidas, basta entrarem em contato com a Vigilância para esclarecimentos.”

O que chama a atenção no levantamento é que todos os focos foram encontrados em residências e comércios. Nenhum foi constatado em terrenos baldios.

Nos próximos dias ações de conscientização e orientações acontecerão na cidade. A população deve ficar atenta e não deixar água parada, lembrando que vasos de plantas, pneus, garrafas pets e locais onde possam acumular água podem servir de criadouro do mosquito.

Qualquer dúvida ou até mesmo em caso de suspeita de foco do mosquito da dengue, pode-se entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone 3551-2719.

Assessoria de Comunicação