Vigilância Epidemiológica de Carmo alerta contra dengue

Publicado em 29/11/2013 - saude - Da Redação

O período chuvoso aumenta o número de criadouros e o cuidado tem que ser redobrado

A Seção de Epidemiologia de Carmo do Rio Claro está intensificando o trabalho de prevenção contra a dengue. No sábado (23), dia nacional de combate a dengue, os agentes de vetores realizaram uma mobilização no centro da cidade. Vestidos para guerra, eles fizeram a distribuição de materiais informativos e de uma avaliação sobre o cenário em que se encontra o município no combate contra a dengue.

A Vigilância Epidemiológica detectou, de janeiro a outubro de 2013, 1.530 larvas ou pupas do mosquito Aedes Aegypti. “Este número é preocupante porque, só não está tendo a doença, mas o mosquito está muito presente e aumentando cada vez mais”, alertou a chefe da Seção de Epidemiologia, Evonete Beatriz Silva.

Neste período, foram visitados 42.177 imóveis, inspecionados 16.493 depósitos e tratados 193.769 possíveis criadouros. Foi observado pelos agentes de vetores que os reservatórios destes focos foram encontrados no interior e ao redor das casas. Desta forma, avalia-se que os moradores precisam intensificar a limpeza e a organização dos quintais, recolhendo ou armazenando de forma correta latas, baldes, vasos de plantas, tambores, plásticos, pneus, piscinas, bebedouros de animais, lonas ou outros objetos que acumulam água.

O mosquito não pode ser combatido sozinho e todos precisam fazer sua parte. Com esta quantidade de Aedes Aegypti, se o vírus chegar ao município, pode haver um novo surto, pois o índice de infestação alcançou, de janeiro a outubro, 3,62%, favorecendo o risco de ocorrência de outra epidemia da doença na cidade.

O combate é fácil, bastam ações rotineiras para acabar com os focos da dengue.

Os agentes de vetores continuam realizando as visitas a terrenos e residências, mas a população precisa ajudar. A dengue tem que acabar e é hora de todo mundo agir!

FONTE: ASCOM