Vigilância em Saúde de Guaxupé orienta sobre óculos escuros

Publicado em 14/04/2015 - saude - Da Redação

Vigilância em Saúde de Guaxupé orienta sobre óculos escuros

O uso de óculos escuros é maior no verão, mas no inverno eles também costumam fazer parte dos principais acessórios de homens e mulheres. Uma das preocupações das entidades de saúde é quanto a procedência desses itens, já que a venda ilegal é cada vez maior.

Os óculos escuros sem qualidade atestada estão na mira da Secretaria Municipal de Saúde que através do departamento de Vigilância Sanitária alerta para os cuidados na hora de adquirir o produto.

Muito mais do que opção de estilo, os óculos escuros são necessários à saúde porque ajudam a evitar doenças causadas pela exposição dos olhos aos raios ultravioletas emitidos pelo sol. O alerta é para os cuidados na aquisição do produto. O departamento observa que é preciso que ele realmente tenha lentes que protejam contra os raios ultravioletas, necessárias para filtrar os raios que a córnea (lente ocular com a função de focar as imagens na retina, de onde são enviadas ao cérebro) não é capaz de absorver e filtrar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, entre os malefícios da exposição ao sol sem proteção, está o aparecimento precoce da catarata e doenças de retina, como a degeneração macular relacionada à idade (DRMI), que pode levar à cegueira. Usar óculos escuros de origem duvidosa pode acarretar em mal-estar e problemas de saúde, tais como: dores de cabeça, vermelhidão nos olhos, cansaço visual e até perda da qualidade da visão.

O diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Pedroza, também faz um alerta na hora de adquirir lentes de contato e óculos de grau, ressaltando que os mesmos só podem ser vendidos com prescrição médica (Oftalmologista).

Cuidados ao adquirir óculos escuros:

- Observe se o material é de boa qualidade;

- Os óculos escuros devem obrigatoriamente ter lentes com proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB);

- Verifique se a lente tem uniformidades de reflexos (para testar, olhe o reflexo de uma lâmpada fluorescente, se ocorrer esse reflexo, verifique se a imagem da lâmpada não se distorce)

- Prefira adquirir o produto em óticas confiáveis, que forneçam garantia sobre o produto.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-2719.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Guaxupé / MG