Mercado melhora expectativas de inflação para 2016

Publicado em 29/11/2016 - - Da Redação

Mercado melhora expectativas de inflação para 2016

Pela terceira semana consecutiva, o mercado financeiro melhorou a previsão para a inflação de 2016. A expectativa, agora, é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) termine o ano em 6,72%. Uma semana antes a previsão estava em 6,80%.

Os dados fazem parte do Boletim Focus, uma publicação semanal na qual o Banco Central reúne as projeções de cerca de 100 analistas. O documento é divulgado toda segunda-feira no site da instituição.
Entre os analistas que mais acertam as previsões, grupo classificado como Top 5, a expectativa é de um IPCA ainda menor no fechamento do ano, em 6,68%.
Essa semana também foi a terceira consecutiva que esses economistas revisaram seus cenários. Há um mês, eles apostavam que a inflação ficaria em 6,89%.
As últimas mudanças nas projeções têm sido influenciadas pelo desempenho dos alimentos e bebidas, que começaram a dar uma trégua ao consumidor. Produtos que no início do ano dispararam, como leite e feijão, começam a registrar quedas seguidas e a derrubar as previsões para a inflação.
Expectativas para o fim do ano
O IPCA fechado de novembro e dezembro ainda não foi divulgado, mas os analistas ouvidos para o Focus têm reduzido as projeções. Entre uma semana e outra, a expectativa para a inflação de novembro caiu de 0,36% para 0,33%; para o último mês do ano recuou de 0,60% para 0,55%.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central