Publicado em 28/05/2017 - - Da Redação
O grupo SICOOB Acicredi vislumbra a implantação de uma unidade em Muzambinho. O primeiro passo para a concretização deste objetivo foi dado na última semana quando o empresário Paulo Macedo e membros da diretoria foram recebidos no gabinete do Executivo Municipal pelo prefeito Sérgio Esquilo e representantes da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Muzambinho.
Paulo Macedo comentou que Muzambinho é uma cidade muito bem desenvolvida e apresenta um bom projeto de crescimento. Assim, já estava no plano de ação da instituição com a implantação de uma agência SICOOB Acicredi. Os contatos foram iniciados através do prefeito Sérgio Esquilo, que solicitou a sua presença em Muzambinho para uma reunião, com a presença de representantes da Associação Comercial do município. Até porque prefeitura e ACE procuram uma instituição que atenda às necessidades dos comerciantes locais, sendo que o SICOOB Acicredi atua justamente neste setor.
O diretor manifestou total satisfação pelos contatos mantidos e reunião efetivada, confirmando o interesse mútuo. “Estamos encontrando total apoio por parte da prefeitura e da Associação Comercial”, disse. Desta forma, esclareceu que não há qualquer impedimento para que a iniciativa seja concretizada rapidamente. Já está sendo vislumbrado local para instalação da agência, sendo que os funcionários serão exclusivamente oriundos de Muzambinho. A expectativa é bastante positiva para que a instituição esteja em pleno funcionamento no município logo no início do primeiro semestre do próximo ano.
O SICOOB Acicredi cresceu a partir de Guaxupé, contando com agências também em Nova Resende e Juruaia. Agora, com perspectiva de unidades também em Muzambinho e Andradas. Paulo Macedo esclareceu que a instituição é observada como banco, mas trata-se de uma cooperativa. Portanto, é propriedade dos próprios cooperados. Tem como finalidade fomentar o comércio, com taxas menores e prazos maiores. Assim, facilitando a negociação pelo médio empresário. A instituição disponibiliza vários produtos, inclusive um cartão próprio (“Compre Fácil”) que fomenta o comércio local.
O sistema de cooperativa de crédito tem demonstrado um grande crescimento no Brasil. Paulo Macedo confirmou que hoje as cooperativas estão realmente “incomodando os bancos”, pois tem como objetivo justamente “derrubar as taxas”. Neste sistema, as sobras são distribuídas entre os cooperados. O sistema tem comprovado sua solidez no mercado, pois oferece todas as garantias, operando através do Bancoob.
AÇÃO DO PREFEITO
O prefeito Sérgio Esquilo usou as redes sociais para anunciar a importante conquista para o município. Relatou que vinha trabalhando desde dezembro do ano passado, mesmo antes de tomar posse à frente do Executivo, no sentido de viabilizar a implantação da agência do SICOOB Acicredi em Muzambinho. Acrescentou que é um banco totalmente voltado aos pequenos e médios comerciantes da cidade e região. Por fim, afirmou que a inauguração da agência já está prevista para 2018.