A evolução no Concurso de Qualidade de Café em Muzambinho

Publicado em 27/10/2018 - agronegocio - Da Redação

A evolução no Concurso de Qualidade de Café em Muzambinho

No dia 18 de outubro, aconteceu a solenidade de premiação dos vencedores do 4º Concurso de Qualidade dos Cafés de Muzambinho. O auditório da Câmara Municipal esteve tomada por cafeicultores, produtores rurais, autoridades municipais e lideranças do setor. O concurso foi promovido através da parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Muzambinho, escritório local Emater/MG, Prefeitura de Muzambinho e IFSULDEMINAS Campus Muzambinho.

Rodrigo Machado, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Muzambinho, confessou toda satisfação pelos bons resultados alcançados na edição deste ano do concurso. Principalmente, considerando a evolução na qualidade da bebida do café deste o primeiro ano. “A evolução mostra que o cafeicultor muzambinhense está pronto para produzir um café de qualidade”, disse. Mas reconhece a necessidade de trabalhar uma melhor divulgação e também a venda do café.

Marcos Bruno, engenheiro agrônomo da prefeitura, falou em média de pontuação entre o primeiro concurso em 2015 até o momento. Na primeira edição, o pontuação dos premiados girava entre 81 e 82 pontos. Neste ano, a média esteve em torno de 86 pontos. Para o profissional, o crescimento médio demonstra que o produtor está se preocupando cada vez com a qualidade do café. 

Mas, além das médias dos finalistas, o agrônomo falou de outros dados que mostram o crescimento do concurso de uma forma geral. Neste ano, baixou em muito a quantidade de cafés com defeitos sensoriais, chegando a apenas 7% (11 amostras) do total das 161 amostras enviadas. O concurso também cresceu em quase 400% quanto ao número de amostras, passando de 33 no primeiro ano, para 58 (2016), 83 (2017) e 161 neste ano. “Os dados mostram que o concurso vem numa crescente de quantidade e qualidade das amostras”, disse Marcos Bruno.

RODADA DE NEGÓCIOS

O concurso, conforme os profissionais, não garante uma estimativa de preço por saca do café especial. Neste sábado, 27 de outubro, no Campus Muzambinho, acontece a Rodada de Negócios com a presença de todos produtores que participaram do concurso. Todos estarão participando de um “Dia de Campo” que vai abordar temas diversos temas relacionados à cafeicultura. Enquanto isso, os provadores e empresas convidadas estarão provando os cafés finalistas do concurso, envolvendo produtores de Muzambinho, Nova Resende e Cabo Verde (cinco finalistas de cada categoria e de cada cidade).

Vale lembrar que no ano passado, foram comercializadas 80 sacas de café ao preço unitário de R$ 2 mil. Portanto, uma grande diferença em relação ao mercado físico atual. Rodrigo Machado destaca que este preço especial faz uma grande diferença no bolo da produção. Acrescentou que outros lotes foram vencidos a R$ 1.200,00. 

Marcos Bruno informou que será feita uma listagem contento o contato de cada produtor que participou do concurso (premiado ou não), bem como a pontuação e característica do café premiado. Esta listagem será oferecida aos compradores. Rodrigo Machado revelou que um dos objetivos do concurso, com relação ao fortalecimento da cafeicultura, é “abrir o link do produtor diretamente com o comprador, sem o atravessador”. Ou seja, o produtor vai negociar o seu café especial com o comprador de café especial.

CLASSIFICAÇÃO FINAL


Categoria: Natural

1º lugar – Tiago Chagas de Almeida 87,90 pontos

2º lugar – Jean Paulo da Silva 86,45 pontos

(Produtor na região do Ribeirãozinho e Cachoeira do Cambuí),

3º lugar – Renato Chagas de Almeida 86,25 pontos

4º lugar – Marcos Eduardo Martins 86,00 pontos

(Mais conhecido por “Marcos Custódio”, do bairro Belém)

5º lugar – Mateus Henrique Domingos 85,95 pontos

(Produtor no bairro Palméia. No ano passado, o mesmo 

havia conquistado o 1º lugar)


Categoria: Descascado

1º lugar – Antônio Carlos Anderson 86,17 pontos

(Fazenda Belém)

2º lugar – Antônio Carlos Mendes 86,00 pontos

3º lugar – Wlademir Donizetti da Silva 85,25 pontos

4º lugar – Elson Domingos dos Reis 85,17 pontos

5º lugar – Idelma Bueno de Melo Costa 84,75 pontos

(Idelma é empresária da Status Modas)