Publicado em 13/11/2017 - agronegocio - Da Redação
Desemprego recua em Montes Claros
A taxa de desocupação fechou o trimestre encerrado em setembro deste ano em 12,4%, com recuo de 0,6 ponto percentual em relação ao finalizado em junho. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Em Montes Claros, o desempenho do emprego formal não foi bem entre julho e setembro, fechando o trimestre com déficit de 343 empregos com carteira assinada, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. No período, foram 6.250 admissões contra 6.863 desligamentos. Em setembro o município conseguiu fechar o mês com saldo positivo de 26 postos formais (0,03%), após quatro meses seguidos com saldos negativos. (Jornal de Notícias - Montes Claros)
União de prefeitos irá zerar fila de cirurgias
Mais uma vez mostrando que a união é o melhor caminho para enfrentar desafios prefeitos de municípios vizinhos assinaram contrato junto ao CISREC (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Calcário) dando início ao programa Catarata Zero que prevê acabar com a longa e demorada fila para cirurgia gratuita de catarata. A solenidade aconteceu quinta-feira, 9, em Pedro eopoldo e contou com a presença de prefeitos de Pedro Leopoldo, Confins, Matozinhos, Santana do Riacho e Vespasiano, além de várias autoridades municipais. Só de Pedro Leopoldo 243 pacientes aguardavam por uma cirurgia de catarata. (O Observador - Pedro Leopoldo)
Ubá lança a sua Feira de Móveis 2018
A edição 2018 da Femur - Feira de Móveis de Ubá e Região - foi apresentada a empresários pelo Intersind - Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá -que realizou, no dia 24 de outubro, o seu lançamento. Uma prova que o evento é uma ótima oportunidade de negócios é a comercialização de todos os estandes há mais de seis meses. O evento vai contar com uma grande infraestrutura. Serão aproximadamente 13 mil m² de área para 70 expositores. A feira, que será realizada entre fevereiro e março em Ubá, vai promover a padronização dos estandes. (Jornal Atual - Ubá)
Jucá dá aval para aliança em Minas
Não há mais barreiras à aliança pretendida por boa parte do PMDB mineiro com o projeto de reeleição do governador Fernando Pimentel. O último entrave era a resistência da cúpula nacional do partido, que não deseja dividir o mesmo palanque com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial. Porém, o caminho está aberto para o acordo em Minas Gerais. Chamados de "golpistas" pelos petistas, os peemedebistas receberam o aval do senador Romero Jucá (PMDB-RR), presidente nacional do PMDB, para que a executiva estadual tenha autonomia para definir em convenção o que avaliar ser melhor. (Folha da Manhã - Passos)
Baixa arrecadação suspende vale
Na gestão passada os servidores concursados da prefeitura de Araguari começaram a receber 65 reais a mais de vale-alimentação. O aumento no valor do auxílio-alimentação foi aprovado na Câmara em março de 2016, sendo entregues 2.192 cartões. Em outubro do ano passado os funcionários tiveram o benefício de 100 reais cortado e na gestão atual o problema também se repete, sob o argumento da administração que isso foi provocado pela queda na arrecadação da Prefeitura. Na quarta-feira, 8, o Sindicato dos Trabalhadores e Empregados em Serviços Públicos Municipais de Araguari, e representantes do setor jurídico da prefeitura participaram de audiência na Justiça do Trabalho para resolver o problema. (Gazeta do Triângulo - Araguari).
Sedecon da Câmara de JF tem feirão
O Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara está oferecendo ao cidadão que se encontra com os débitos negativos a oportunidade de renegociar suas dívidas com desconto, no chamado "Feirão limpa nome", que acontece entre os dias 20 a 23 de novembro, entre 9h às 16h, no próprio órgão. Para participar da ação é preciso levar carteira de identidade, CPF, comprovantes de negativação e da dívida, além da fatura, contrato e extrato bancário. Nesta primeira ação realizada pelo Sedecon, as empresas e instituições participantes são: Bahamas card, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco Itaú. (Diário Regional - Juiz de Fora)
Trilhão de Mountain Bike será realizado
No próximo dia 10 de dezembro, será realizado, em Barroso, o 1º Trilhão de Mountain Bike em comemoração ao aniversário de emancipação do município, que é comemorado no dia 12 de dezembro. O evento esportivo terá início às 8h da manhã, abrindo as solenidades do dia, cuja programação ainda será divulgada. Serão dois percursos, um reduzido, com aproximadamente 27 Km, voltado para ciclistas mais iniciantes e outro completo, com aproximadamente 40 Km, com nível maior de dificuldade. (Primeira Página - Barroso)
Exposição chega à última semana
Terminou na sexta, 10, a exposição "Varal Literário" na Câmara de Divinópolis. Os materiais expostos foram produzidos por servidores e funcionários do Legislativo e por cidadãos que inscreveram 30 poemas e 11 crônicas para análise, seleção e a indicação dos três melhores da Casa e três melhores entre os participantes da comunidade, em cada categoria. De acordo com a Escola do Legislativo, que organizou a competição e a exposição em parceria com a Academia Divinopolitana de Letras (ADL), os critérios de pontuação levam em conta a adequação do texto à categoria inscrita e a correção vernácula. (Portal Agora - Divinópolis)
Indústria inovadora
Olavo Machado Junior
Belo Horizonte se consolida, cada vez mais, como a capital brasileira do conhecimento. Participamos, na última semana, com enorme sucesso, da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT), realizada no Expominas. Organizada pelo Governo de Minas Gerais e com participação maciça da indústria mineira e do Sistema FIEMG, a FINIT mostrou como boas ideias, com o apoio certo, podem se transformar em negócios que geram desenvolvimento econômico e grandes oportunidades para milhões de pessoas.
É esse apoio que o Sistema FIEMG oferece à indústria mineira por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) SENAI-MG, localizado no bairro Horto, em Belo Horizonte - um dos destaques da FINIT. Em um ambiente com infraestrutura e cientistas preparados para criar um laço definitivo entre pesquisa e necessidades das empresas do estado, o CIT reúne três Institutos de Inovação (ISI) - nas áreas de Engenharia de Superfícies, Metalurgia e Ligas Especiais, Processamento Mineral - e cinco de Tecnologia (IST) - nos setores de Alimentos e Bebidas, Automotivo, Metalmecânico, Meio Ambiente, Química.
Com 120 mil m² de área e quase 30 mil m² de construção, o CIT abriga também o Laboratório Aberto SENAI FIEMG, apresentado na FINIT com o Lab Truck, uma unidade móvel da unidade. O espaço voltado para o empreendedorismo e para o desenvolvimento criativo se destaca entre os melhores da rede SENAI em todo o Brasil.
O ambiente criado pelo Sistema FIEMG no CIT consolidou a sua vocação para abrigar ideias e pessoas voltadas para a inovação e para a tecnologia. A instalação de empresas no campus, em busca desse ambiente inovador, propicia o desenvolvimento de produtos de alta intensidade tecnológica. Também no CIT está instalado o escritório de engenharia da Embraer, onde são projetados partes, componentes e peças das aeronaves mais modernas do planeta.
Vizinhos da Embraer, dos ISIs e dos ISTs, a Biominas - uma das principais incubadoras de startups voltadas para o setor de ciências da vida do Brasil - e o CSEM Brasil, junto de sua spin-off Sunew, desenvolvem produtos inovadores dentro do CIT, como os filmes fotovoltaicos orgânicos, uma tecnologia avançada e limpa.
Em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e contando também com o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Sistema FIEMG investe cerca de R$ 150 milhões no CIT. Administrado pela entidade desde 2011, o Centro integra o Sistema de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (SITE), que criamos para fortalecer e agregar valor aos produtos da indústria mineira. A proposta é construir uma sólida ponte que una a pesquisa acadêmica às empresas.
O SITE lidera, de forma coordenada, uma rede de 14 centros de pesquisa e desenvolvimento nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Itaúna, Santa Rita do Sapucaí, Santo Antônio do Monte, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Nova Serrana, Ipatinga e Cláudio. Juntos, eles apoiam setores fundamentais da indústria mineira, como eletroeletrônico, moda, design, construção civil, fundição, metrologia, metalmecânico, calçadista, moveleiro, alimentos e bebidas.
Na FINIT, uma série de soluções desenvolvidas em unidades que integram essa rede de inovação e tecnologia foi apresentada a empresários, pesquisadores e investidores. Também participaram do evento internacional, com grande sucesso, projetos de impressão de roupas em 3D do SENAI Modatec - feitos em parceria com a grife mineira Plural e a startup participante do Laboratório Aberto, a 3D Lopes. Outras atrações da FINIT foram os projetos do Inova SENAI, além de robôs do SESI-MG e do SENAI-MG, que são usados por professores e instrutores como ferramentas para educação e formação profissional. Como destaques do ambiente de inovação e empreendedorismo mineiro, o Sistema FIEMG também apresentou na Feira os projetos P7 Criativo e FIEMG Lab.
O FIEMG Lab é o primeiro programa de aceleração de startups de uma Federação das Indústrias no país. A proposta é encontrar ideias disruptivas que transformem a economia mineira por meio da agregação de valor ao que é produzido em nosso estado. O P7 é a primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa de Minas Gerais, uma parceria entre Sistema FIEMG, Governo do Estado, Sebrae Minas e BNDES. A sua primeira fase já conta com espaço próprio na capital mineira (Avenida Afonso Pena, 4.000). Até 2018, o P7 estará instalado na Praça Sete, no Edifício Bemge, projetado por Oscar Niemeyer em 1953 e considerado um marco da arquitetura moderna de Belo Horizonte. Ao todo, 27 andares e mais de 14 mil m² serão restaurados para criar, no hipercentro de BH, o epicentro da inovação e do empreendedorismo no estado.
O que vimos e apresentamos na FINIT, que recebeu mais de 75 mil visitantes, simboliza o esforço contínuo realizado pelo Sistema FIEMG, em parceria com a CNI, com as indústrias e com os sindicatos que as representam, para criar em Minas Gerais um ambiente inspirador e propício ao desenvolvimento de produtos com inteligência e valor agregados. Nesse sentido, contamos com o fundamental apoio do poder público, especialmente representado pelos governos estadual e federal. Será assim, com a união de todos e com a participação ativa da sociedade, que construiremos o futuro que projetamos para o Brasil, com geração de riqueza e qualidade de vida.
ASCOM