AÇÃO & REAÇÃO: Prefeitura de Muzambinho vai mudar de endereço

Publicado em 30/12/2010 - amauri-jr - Amauri Jr.

* POR AMAURI JR., mais sênior do que júnior. Radialista, repórter e Mestre de Cerimônias. Um pouco de tudo e praticamente nada. Jornalista empurrado pela vida na profissão. Uma atividade incomum e difícil nas cidades do interior. Pouco reconhecido e muitas vezes incompreendido. Quando agrada uns, desagrada outros. Mas a vida é assim e a gente se acostuma. Ouvimos demais, falamos demais e guardamos muitos segredos. Outro dia, uma pessoa me pediu segredo sobre uma informação. Como não estava num dia muito bom, disse: “Se é segredo, não me conte”. Acho que a pessoa saiu um pouco decepcionada e irritada comigo. Fazer o quê?
Mas como não sei se esta informação é segredo, vou contar: “A sede da prefeitura de Muzambinho vai mudar de endereço”. O prédio é um dos mais belos da região. Abrigava o antigo Fórum e cadeia pública. Foi restaurado no final do governo José Ubaldo. Em 2004, no final da primeira gestão Sérgio Esquilo, o prédio passou a ser denominado “Paço Municipal José Ubaldo de Almeida”. Justa homenagem ao ex-prefeito, devido a grandiosidade da restauração, importância história, preservação do patrimônio e conquista do novo espaço administrativo. Na manhã do dia 24, véspera do Natal deste ano, conversei de maneira informal com o prefeito Sérgio Esquilo em cima da laje no prédio “Anexo” em construção aos fundos da Prefeitura Municipal. Esquilo falou de diversas obras em andamento, perspectivas para 2011 e revelou uma idéia futura que, num primeiro momento, me causou espanto. Após a conclusão das obras do “anexo”, o local deverá abrigar todos os departamentos internos da administração municipal. Ou seja, contabilidade, controladoria, tesouraria, engenharia, tributos, etc. E mais: chefia de gabinete do Executivo e a própria sala do prefeito. Com isso, na prática, a “prefeitura estaria mudando de endereço”, mesmo que por apenas 2 ou 3 metros. Já o Paço Municipal (prédio histórico) poderá abrigar as secretarias do governo, como educação, assistência social, agricultura, meio ambiente e obras. Segundo o prefeito, a economia com o pagamento de prédios alugados seria em torno de R$ 6 mil/mês. Além disso, no Anexo ou “nova prefeitura”, as áreas serão mais bem distribuídas, facilitando e agilizando os serviços, bem como dando praticidade no atendimento ao público. Uma idéia que, depois de ampla análise dos benefícios, passei a considerar interessante e positiva. O prefeito ainda revelou que, numa segunda etapa, pretende construir um novo “anexo”, ao lado da obra em andamento. Com isso, levando novos departamentos para o local e gerando novas economias para o município. Uma boa administração se faz com criatividade, praticidade, honestidade, agilidade e economia.
Vale lembrar que a idéia de construção do “anexo” nasceu na sacada do Paço Municipal, em outubro do ano passado, quando da visita do então vice-governador Antonio Anastasia. Observando a cidade, ouviu do prefeito Esquilo o projeto de executar a obra na garagem da prefeitura. Posteriormente, foi viabilizado recurso da ordem de R$ 504.464,81 junto ao governo do estado, já com Anastasia como governador. A obra foi licitada e deverá ser concluída, segundo expectativa do prefeito, até meados de 2011. O fato interessante da visita do então vice-governador foi ter ficado “preso” no banheiro da sala do prefeito. Talvez, uma forma de intimidação (rsrsrs...) para que aceitasse liberar a verba para o “anexo”. Não sei, mas que deu certo, deu.

PARA TERMINAR O ANO COM HUMOR – Na manhã do dia 27, passava eu em frente a prefeitura da cidade de uma região distante, num reino encantado, quando vi o prefeito, seu vice e outras duas pessoas sentadas na escada. Conhecendo bem o estopim do prefeito, não poderia perder a piada e brinquei: “Tá faltando serviço aí, hein”. Bingo. Não deu outra. Foi o mesmo que cutucar a onça, mexer com vaca brava, jogar pedra na caixa de abelha, puxar o rabo do jacaré ou chegar perto de galinha choca. O prefeito, com o seu sangue italiano fervendo, “despejou” que já tinha feito o pagamento do 13º salário, que tem várias obras em andamento e outras encaminhadas, coisa e tal, que já veio e que virá. Logicamente, eu e um “supersecretário” demos muitas risadas. Não fique bravo prefeito. Sucesso e feliz 2011, com chá de camomila, suco de maracujá e outras receitas que alguém possa te enviar.

www.amaurijr.com.br
Email: amaurijr09@yahoo.com.br