Violas com som de saudade

Publicado em 18/06/2010 - amauri-jr - Amauri Jr.

POR AMAURI JÚNIOR, mais sênior do que júnior. Jornalista, radialista e Mestre de Cerimônias. Um pouco de tudo e quase nada. Pela música sempre encantado, sem nunca ter aprendido a tocar ou cantar.
Convívio com famílias de violeiros e cantadores, com dizia o saudoso Joãozinho Dureza. Sandis e Vasconcelos fazendo a viola chorar, para alegrar. Aliás, “Violas Sandy”, da melhor qualidade, trabalho artesanal do luthier (ou lutiê) Laércio Sândi. Outro dia me vendeu uma destas preciosidades para agradar e incentivar o sobrinho Lucas, filho de sua sobrinha. E o pequeno Lucas tira o som quase todos os dias dedilhando a viola caipira. Com apenas 4 anos de idade, natural o som desarranjado.
Dia 05 de junho, Almir Satter cantou em Muzambinho. Autografou a viola caipira do menino, feita por Laércio Sândi. E chegou brincando, num simplicidade incomum aos artistas renomados: “E aí moleque, sabe tocar mesmo?” Contei do lutiê muzambinhense. Almir Satter afinou a viola, tocou, autografou e elogiou: “Violinha boa”. Agora, duas relíquias: a viola e o autógrafo NA VIOLA. Enquanto o violeiro toca, vou tocando em frente.
Dia 13 de junho, três momentos especiais. Aniversário do tio/amigo Antônio Carlos Sândi, o “Tuta”. Família reunida, truco, amigos e novos amigos.

E, é claro, viola caipira. Num segundo momento, todos admirando o jovem talentoso trio que vem fazendo sucesso na região: Giovane Viola, Diogo Sândi e Leandro Resende. E de novo as “Violas Sândi”. Num terceiro momento, surpresa e saudade. Chegou um antigo companheiro e amigo de rádio: Carlos Silva. Há 19 anos, o primeiro locutor da Pássaro da Ilha FM, de Guaranésia. O segundo fui eu. Na casa do Tuta, um grande abraço amigo e lembranças do passado.
Carlos Silva lá estava para gravar seu programa que apresenta na TV Sul de Guaxupé. Um “Paradão Sertanejo” com os meninos Giovane, Diogo e Leandro, com as “Violas Sandy”. Foi um show de Carlos Silva, dos meninos, das violas, da amizade e da vida. Se o aniversário era do Tuta, todos nós ganhamos presentes.
(Violas Sandy, Lutiê Laércio Sandy, Fones (35) 3571-2316 – 8846.2315 - 9921-2316)