Publicado em 07/02/2014 - cidade - Da Redação
Muzambinho, Sul de Minas Gerais, é atualmente considerada, pelos foliões de todo Brasil, como a Capital Nacional do Carnaval Universitário. Durante a maior festa popular do mundo a cidade fica tomada por milhares de turistas. No carnaval de 2013, na Avenida Doutor Américo Luz, aproximadamente 40 mil foliões aproveitaram o famoso desfile do Bloco Vermes e Cia e o show da dupla sertaneja João Neto e Frederico. A população do município dobrou neste dia.
Atualmente, considerado o evento que mais cresce em Minas Gerais, o Carnaval de Muzambinho é um dos destinos mais procurados do Brasil. Grandes nomes da música já fizeram shows durante o carnaval e este ano não será diferente. No Parque Folia, renomados artistas do axé, samba, funk, sertanejo e eletrônico vão agitar o carnaval. Na programação presenças garantidas de Jammil, Inimigos da HP, Fernando e Sorocaba, Munhoz e Mariano, Anitta, Mc Sapão, Mc Koringa, A Zorra, entre outros.
Atraindo um público cada vez maior e consequentemente mais visitantes, o Bloco Vermes e Cia é extremamente indispensável para o desenvolvimento econômico da cidade. Com o aumento considerável do fluxo de turistas durante os 5 dias de festa, Muzambinho ganha muito. O evento gera centenas de empregos temporários e já é considerado o mais rentável da cidade. Segundo dados fornecidos pelos setores de hotelaria, imobiliários e transportes, estima-se que mais de 20 mil turistas
prestigiem o carnaval este ano. 20 mil turistas, com gasto médio de 750 reais durante 5 dias de festa, representam aproximadamente 15 milhões de reais injetados diretamente na economia da cidade, recurso este que beneficia diversos segmentos do comércio local.
Também, o setor imobiliário da cidade está a todo vapor. Muitas casas já estão alugadas e a procura está aumentando. Os dados do setor são surpreendentes. Mais de 600 famílias deixam suas casas para acolher os turistas. Os alugueis giram em torno de 3 mil a 5 mil reais. Todos os hotéis e áreas de camping da cidade já estão praticamente esgotados. E mais, as cidades vizinhas, Guaxupé, Cabo Verde, Guaranésia, Monte Belo, Juruaia entre outras, recebem uma boa parte dos turistas que vêm para Muzambinho prestigiar o carnaval.
Segundo informações do site www.carnavalemmuzambinho.com.br, portal responsável por grande parte dos alugueis de imóveis para temporada, estima-se um aumento de público, em relação ao ano passado, de aproximadamente 25%. Segundo o agente de aluguel de casas em Muzambinho Goimy Rondinelli “Eu alugo casas para o carnaval há 4 anos a procura está bem maior em relação ao ano passado. Faltando um mês para o carnaval já alugamos mais de 120 imóveis”, afirmou.
Para que o evento continue crescendo com qualidade e segurança, os comerciantes devem estar preparados para atenderem a elevada demanda de turistas, a população deve valorizar o evento e as empresas e instituições devem apoiar o carnaval da cidade. Segundo o presidente do Bloco Vermes e Cia o Dr. Matheus Poscidonio “O carnaval traz muitos benefícios para nossa cidade, e nós do Bloco Vermes e Cia percebemos o empenho da população e do comércio. Incentivamos políticas que visam a melhora e o desenvolvimento da cidade, e sabemos da importância em receber os turistas durante o carnaval. A contrapartida é enorme, nossa cidade recebe milhões de reais e todos os setores da economia são beneficiados. Também, os benefícios aos diversos segmentos do comércio local, setores alimentícios, imobiliários, transportes etc. O Carnaval de Muzambinho é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro. Basta ter uma boa ideia e trabalhar. A oportunidade está ai, não é qualquer cidade que tem o privilégio de receber milhares de turistas e de estar entre os melhores destinos para passar o carnaval no Brasil.”
Saiba mais sobre o Carnaval em Muzambinho no site www.vermesecia.com.br.
Fonte: ASCOM