MÁRCIO COSTA: Artesão muzambinhense tem proposta cultural aceita pelo Ministério da Cultura

Publicado em 26/02/2014 - cidade - Da Redação

No mês de novembro de 2013, o artesão muzambinhense Márcio Donizete Costa, com o projeto “Arte em Barro”, participou do “Concurso Cultural 2014” ,inserido no Grupo L (Artesanato), concorrendo ao lado de milhares de artesãos de todo o Brasil, no Ministério da Cultura na plataforma SaliCWeb. A proposta foi aceita e transformada em projeto cultural.  A concorrência do concurso girou em torno de uma única vaga e a selecionada foi uma artesã do Rio Grande do Norte. 

O objetivo do Ministério da Cultura era conhecer e selecionar artesãos que trouxessem por meio da arte as peculiaridades, tradições e características populares das inúmeras regiões do Brasil. A partir desta seleção, as cidades-sede da Copa do Mundo 2014 no Brasil, serão palco para exposições dos artesãos brasileiros.

O muzambinhense buscou enfoque naquilo que descreve e marca a cultura do Sul de Minas, o velho e conhecido “Fogão à lenha”. Com a modelagem do barro e criatividade do artesão os “mini fogões à lenha” tomam forma e encantam pela sua originalidade.

O artesão Márcio agradece o apoio da equipe do Museu Municipal Francisco Leonardo Cerávolo, Isis Vilhena e Jair Sobrinho, pela apresentação e cadastramento da proposta no MinC ( Ministério da Cultura),e, também, aqueles que ao longo de todos estes anos apoiaram e acreditaram em seu trabalho.