Ações nas estradas e obras da administração de Muzambinho

Publicado em 25/10/2013 - cidade - Da Redação

O trabalho no setor de obras e a conservação de estradas rurais em Muzambinho. Estes foram temas abordados por nossa reportagem durante entrevista com Francisco de Lima Piza (Diretor do Departamento de Estradas Vicinais) e José Maria de Souza (Secretário Municipal de Obras). Vale ressaltar que o serviço de conservação das estradas rurais vem merecendo reconhecimento por parte da população, repercutindo positivamente até mesmo junto à Câmara de Vereadores.

EXPERIÊNCIA NA CONSERVAÇÃO DAS ESTRADAS

Francisco de Lima Piza, o conhecido “Chico da Macaúbas”, começou a entrevista contando que na verdade nasceu no bairro Barra Bonita, mas passou grande parte de sua vida na localidade da Macaúbas com seus 13 irmãos. Por este motivo, ganho o apelido que faz referência ao bairro Macaúbas. No período de 1997 a 2000, trabalhou no governo do então prefeito Nilson Bortoloti. Desta forma, conta com a experiência necessária para conduzir os trabalhos do seu setor. Pretende, inclusive, até 2016 conseguir colocar o produtor como parceiro no trabalho. Da época com Nilson para o atual governo, acredita que o trabalho aumentou, sendo esta a principal diferença, destacando o crescimento da cidade.

Chico comentou que as estradas principais rurais estão todas transitáveis, sem que seja registrados maiores problemas. A intenção é ter toda a obra concluída, mas as chuvas atrapalharam o planejamento. O ponto crítico apontado pelo diretor foi a serra da Santa Gabriela, sendo este o mais complexo do município. Outros bairros rurais, como Ribeirãozinho e Cachoeira do Cambuí, também exigem um trabalho mais intenso de manutenção.

Para a equipe, Chico só tem elogios. São três trabalhadores braçais. Várias pontes já foram construídas, assim como mata-burro, contando com a ajuda do produtor rural na doação da madeira.

Chico contou que as maquinas e caminhões não estavam em bom funcionamento no inicio do ano, sendo que duas máquinas ainda estão paradas. A frota tem, no momento, 2 máquinas retro escavadeiras, 2 caminhões, sendo dois que estão velhos e sem condições de pleno uso.

Sobre propina, Chico disse que até recebe propostas, mas que nunca aceitou e não faz parte de seu estilo de trabalho. O diretor também solicitou que os produtores ajudem nos desvios de enxurradas e na limpeza de seus corredores, roçando e limpando.

OBRAS JÁ EXECUTADAS E OUTRAS PLANEJADAS

O Secretário Municipal de Obras, José Maria de Sousa, frisou que a integração é importante, e que o trabalho no setor é um aprendizado. Confessou que está adquirindo experiência neste começo de mandato, para melhorar o trabalho.

O secretario de obras contou que a transformação na prefeitura por causa do concurso público, também deixa a secretaria de obras em situação complicada. A cidade tem aumentado e com ela o trabalho no setor. Relatou que sua secretaria conta com quatro pedreiros para a manutenção da cidade e nenhum servente. Porém, no mês de janeiro deverá ter contratações.

José Maria falou que os bueiros estão sendo limpos, mas ainda tem alguns com problemas. O trabalho é árduo, mas aos poucos está sendo feito.

As obras nas ruas da cidade também foram discutidas e algumas já foram realizadas, como a reestrutura na Rua Bengson, onde estourava uma enxurrada e foram colocados 167 metros de manilhas e aberto um novo bueiro ao lado do que já existia, para solucionar o problema enfrentado no local.

Asfaltamento em bairros é um dos projetos que estão no planejamento pela atual gestão, que não gosta de tapa buracos, por acreditar que é dinheiro jogado fora. Na questão de esgoto, a população foi convocada a fazer parte da reestruturação, ajudando com o bom senso de não ligar a rede de água pluvial na rede de esgoto.

Sobre a chamada “rua fantasma” perto do Parque Municipal, reportagem deste semanário e da EPTV, José Maria esclareceu que a atual administração estará agindo no local, sendo que o prefeito já tinha solicitado uma solução para o problema. Com isso, já estão planejadas obras na rua para a próxima semana. O secretário garante que em breve a rua deixará de ser “fantasma”.