O novo órgão recebeu o nome de “Cap. José Fernandes” para a emoção de sua esposa e familiares presentes no importante momento
Na terça-feira, 14, aconteceu a inauguração do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social “Capitão José Fernandes”, em Muzambinho. O prefeito Sérgio Esquilo e o Secretário Municipal de Assistência Social, Luiz Ricardo Bonelli, recepcionaram familiares do homenageado, membros da administração, lideranças da comunidade e populares de uma forma geral.
O CRAS é um equipamento físico onde serão realizadas atividades de caráter de proteção social básica. A unidade será composta de uma equipe técnica multiprofissional com uma coordenadora, uma assistente social, uma psicóloga e um técnico administrativo. A equipe vai desenvolver os trabalhos com as famílias cadastradas.
O prefeito Sérgio Esquilo declarou que a administração visa atender a quem precisa e a inauguração do CRAS é mais uma ação neste sentido. A intenção é ajudar a melhorar a cada dia a qualidade de vida da população. Até porque no município existe uma grande quantidade de pessoas deficientes e que necessitam de uma assistência especial por parte do poder público. O CRAS também irá agregar vários parceiros como os governos federal, estadual e municipal.
O CRAS é mais uma porta de entrada para a assistência social que está disponível para a população do município. No local, serão atendidas pessoas de diversas faixas etárias e sob várias formas de proteção. Dentre as missões do CRAS estão: identificar de perto a exclusão social decorrente da pobreza, privação ou fragilização dos vínculos familiares; articular com a rede de proteção social do município no que se refere aos direitos de cidadania dos usuários; inserir as famílias nos programas sociais e fazer o encaminhamento dos que necessitam para os serviços públicos de saúde.
Na unidade também será desenvolvido o PAIF – Programa de Atenção Integral à Família, que promoverá encontros e oficinas com os grupos familiares (idosos, crianças e adolescentes) com o objetivo de fortalecer valores e vínculos. Também despertar a convivência comunitária, o sentido de valorização do local onde residem, apoiando as festas de época e as iniciativas de socialização promovidas pela comunidade.
O prefeito revelou sua expectativa de que gradativamente os desafios sejam superados. Segundo ele, a parceria entre o governo do estado e a prefeitura municipal caminha ao lado dos cidadãos com a meta de melhorar as condições e a estrutura em todos os segmentos. Isto porque trabalhar com organização e planejamento faz a diferença no momento de definir os investimentos que não param, mesmo com a instabilidade econômica que o mundo vive.
HOMENAGEM – Sérgio Esquilo declarou que não é por acaso que o CRAS tem o nome do Capitão José Fernandes. Lembrou que o Capitão serviu fielmente em sua carreira por longos anos, passando por várias cidades como Arceburgo, Claraval, Cabo Verde, Divisa Nova e Muzambinho. Além de um homem de conduta e moral ilibada, foi acima de tudo um ser humano sensível e generoso, pois ajudava a todas as pessoas que o procurava. Nos finais de ano, na época do Natal, distribuía brinquedos e cestas básicas adquiridas com dinheiro do próprio bolso.
EMOÇÃO – Durante a solenidade, foi feita a leitura do currículo do homenageado. Falando em nome da família do Capitão José Fernandes, o Cel. Antônio Carlos Vieira manifestou o agradecimento ao prefeito pela homenagem prestada. Aproveitou, primeiramente, para parabenizar o prefeito pela sensibilidade de desenvolver políticas públicas que visam atender as pessoas mais carentes e com maior dificuldade de alcance aos serviços públicos. O representante da família afirmou que o Cap. José Fernandes foi um homem excepcional. Manifestou também sua certeza de que em Muzambinho muitas outras pessoas mereceriam a homenagem. Mas, ao mesmo tempo, disse que o prefeito não se equivocou com a homenagem ao Cap. José Fernandes, sendo uma grande honra para a família.
Cel. Antônio Carlos lembrou a coincidência de que o serviço esteja sendo instalado na casa de um grande amigo do Cap. José Fernandes, que foi o Cap. Moreira. Também destacou a presença do médico Dr. Camilo Márcio Coimbra, amigo do Cap. José Fernandes e filho de outro grande amigo, Dr. Ismael Coimbra. “Ficamos eternamente agradecidos. Nenhuma homenagem, em nenhum outro lugar e nenhuma outra situação atingiria tão bem a pessoa do Cap. José Fernandes como este serviço”, concluiu.