Publicado em 07/04/2016 - cidade - Da Redação
O artista visual Domingos Mazzilli Jr apresenta a exposição FOTOPERFORMANCE na Casa da Cultura de Muzambinho, a partir do dia 20 de abril de 2016, às 20 h. São 11 fotografias de um total de 30, da série eu é outr@s, que foi apresentada em Belo Horizonte e Ouro Preto com grande sucesso e voltará em agosto no Museu Inimá de Paula, atendendo ao convite da Instituição. As fotos tem tamanho 50 x 75 cm e são impressas em papel de algodão com pigmento mineral. Nelas, Mazzilli se transforma em 11 personagens femininas maquiadas pelo espanhol Raul Cabanell e fotografadas por Felipe Ferreira. Entre elas destacam-se a curadora de arte Susan O. Campo, alter ego de Mazzilli, Zuleika, a editora de livros; a pintora mexicana Frida Kahlo; a estilista Coco Chanel; a drag americana estrela dos filmes de John Waters, Divine; Bebel, a editora de moda; a beata da vizinha cidade de Cabo Verde, Emerentina Capistrano; a melindrosa Lou Lou Deville; Petrina, a noiva grávida dentre outras, cada uma com sua biografia inventada.
É Tibério França, fotógrafo e curador, que nos diz:
“Não duvidamos de suas existências, pois Mazzilli materializa o espírito de cada uma dessas mulheres imaginárias, certificadas por meio de suas biografias. Cabe, portanto, à fotografia, dar credibilidade ao que vemos, como um avalista que endossa uma promissória”.
“As personagens que encontramos na exposição situam-se neste universo, suspensas entre a impossibilidade de uma existência real e a possibilidade de uma existência irreal. Estas imagens só denotam o artifício quando dispostas lado a lado em uma exibição coletiva de retratos. Como esta que se apresenta. Estratégia contemporânea que se alinha a procedimentos performáticos e de vanguarda ainda do início do século XX, utilizados por Marcel Duchamp e posteriormente por Andy Warhol e Cindy Sherman, que discutem questões de gênero e de identidade”.
A exposição traz questões muito contemporâneas e pertinentes sobre identidade e o feminino num mundo onde esta se faz cada vez mais líquida e mutável, como bem nos mostra Lady Gaga, Madonna e Elke Maravilha que são todas ao mesmo tempo agora. Segundo o artista: “Eu gostaria que esta exposição fosse vista como o amplo, geral e irrestrito exercício da liberdade do imaginário nestes tempos tão conservadores. Que cada um possa se reinventar a sua maneira e possa ser aquilo que se quer, ainda que por um breve momento.”
A exposição contará ainda com alguns acessórios destas personagens. Na ocasião será dado o nome do artista à Galeria de Arte da Casa da Cultura e terá uma apresentação do Coral Master de Guaxupé.
Abertura: 20 de abril de 2016 às 20h – quarta-feira
Exposição: de 21 de abril a 31 de maio
Horário de segunda a sexta das 8h às 17h
Fechado aos sábados, domingos e feriados.
Local: Casa da Cultura de Muzambinho
Rua Tiradentes 264 – Centro – Muzambinho - MG
Informações 35 3571-3749 (Casa da Cultura)