Bombeiros Civis prestaram homenagens em Muzambinho

Publicado em 09/07/2017 - cidade - Da Redação

Bombeiros Civis prestaram homenagens em Muzambinho

No último domingo, 02 de julho, o plenário da Câmara de Muzambinho foi palco de uma homenagem aos Bombeiros Brasileiros. A solenidade aconteceu por ocasião ao Dia do Bombeiro, celebrado na mesma data. O Bombeiro Civil Benedito Domingos, da cidade de Poços de Caldas, explicou que bombeiro (civil ou militar) é qualquer profissional que atua nas áreas de prevenção e socorro. 

Como parte da programação, aconteceram duas palestra: História do Bombeiro Civil e PL 3892. Durante o evento, foram prestadas homenagens a diversas pessoas que trabalham na região relacionadas às ações de bombeiro civil ou militar. Segundo Benedito Domingos, foram homenageadas pessoas de diversos municípios da região, como Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas, Varginha, Guaxupé, Muzambinho e outras cidades. No encerramento, foi realizada na área central da Av. Dr. Américo Luz uma demonstração da atuação do bombeiro, através de um simulado de combate ao fogo e acidente automobilístico.
Estiveram presentes no evento Bombeiros Civis e acompanhantes de mais de dez cidades da região: Muzambinho, Guaxupé, Poços de Caldas, Caldas, Cabo Verde, Caconde, Varginha, Eloi Mendes, Santa Rita do Sapucaí, Poço Fundo, Ouro Fino, Monsenhor de Paulo, totalizando mais de cinquenta pessoas.

HISTÓRICO
Em 02 de julho de 1856 foi criado, no Rio de Janeiro, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, para atuar no combate aos incêndios. A partir daí, muitas coisas evoluíram e hoje o bombeiro tem muitas atividades para salvas vidas de pessoas e animais, além de proteger o meio ambiente e o patrimônio público e privado de sinistros.

ATUAÇÃO
Benedito Domingos acrescentou que o bombeiro trabalha com prevenção e socorro. Mas, acontecendo o acidente, o profissional está preparado para atender a qualquer situação de combate ao fogo, atendimento pré-hospitalar e produtos perigosos. “O bombeiro trabalha na preservação da vida”, disse.

ABRANGÊNCIA
Atualmente, a cidade de Muzambinho é atendida por uma guarnição do Corpo de Bombeiros instalada em Guaxupé, que também atende as cidades de Juruaia, Nova Resende, Guaranésia e Arceburgo. Já a Companhia Independente em Poços de Caldas atua em dez municípios da região. Mas trata-se de um trabalho do Bombeiro Militar, que é um servidor público estadual. Já os bombeiros civis podem implantar corporações dentro dos municípios, onde não existe o bombeiro militar. Com isso, gerando um menor tempo de resposta às ocorrências registradas.

FISCALIZAÇÃO
Esta atribuição é inerente ao servidor público estadual. Ou seja, ao Corpo de Bombeiro Militar. Mas Benedito Domingos revela que Minas Gerais tem uma grande defasagem de Bombeiro Militar, que não consegue atender todas as atividades de sua atribuição. Portanto, é pequena a quantidade de edificações fiscalizadas, como indústrias, postos de combustíveis, condomínios residenciais, casas noturnas e outras.