
A importância desse Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho, tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no século XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.
Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), o Dia Mundial do Meio Ambiente é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações. Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!
Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do “be-a-bá” ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.
Assim, cada um de nós pode fazer a sua parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro. Ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!
EXEMPLO EM MUZAMBINHO – No dia 22/05, as empresas muzambinhenses Britamil/Pavidez deram uma demonstração de preocupação e consciência ambiental. Há seis anos a Britamil assumiu a antiga empresa Cantieri, próxima ao bairro Moçambo. Lembrando o Dia Mundial do Meio Ambiente, Cláudia Guida Tavaves, esposa do diretor e empresário Edson Tavares, coordena um trabalho de reflorestamento. Já foram cultivadas 4000 mudas em área específica nas áreas da pedreira. Na última semana, foram plantadas outras 1000 mudas de árvores nativas. Além disso, houve a integração com os alunos dos cursos iniciais do colégio Delta, conforme mostram as fotos.
Cláudia explicou que a iniciativa teve por intenção a preservação ambiental e a conscientização da nova geração. O plantio de árvores visa a formação de uma cerca verde. Ela lembra que a empresa atua na exploração de pedras na natureza. Com isso, reconhece a obrigação de reflorestamento, visando a preservação do meio ambiente. A FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente, tem observado o trabalho da empresa de incutir a conscientização ambiental dos funcionários, bem como na comunidade local.
A empresária adiantou que alunos de outras escolas do município deverão participar do projeto até o encerramento da Semana do Meio Ambiente, em 05 de junho.