Publicado em 06/05/2020 - cidade - Da Redação
Proposta feita pelo Campus
Muzambinho deve ser adotado pelo outros Campi do IFSULDEMINAS para as aulas EAD
dos alunos.
No dia 27 de abril, o ofício 31/2020
PROEN/RET/IFSULDEMINAS, formalizou o “Programa Emergencial de Ensino Remoto
para superar a ausência das atividades acadêmicas presenciais quando da
COVID-19” como sugestão para os demais campi do IFSULDEMINAS. O programa foi
criado com base na “Learning Café”, proposta pedagógica do IFSULDEMINAS –
Campus Muzambinho que visa reduzir o impacto da COVID – 19 no ambiente
educacional.
Segundo o ofício, a iniciativa é importante
porque “o retorno às atividades presenciais ocorrerá em período de atuação do
coronavírus e nossos servidores, estudantes e terceiros continuarão expostos ao
risco de contágio. É preciso ter no horizonte a possibilidade de novos picos da
doença, suspensão de aulas presenciais e isolamento social intermitente, bem como
retorno gradual as aulas presenciais. O planejamento deve prever ainda o
possível afastamento de servidores com suspeita da doença, ou que se enquadrem
ou coabitam com pessoas que se classi?cam nos grupos de risco. Tudo isso é um
complicador para o restabelecimento pleno e normalizado das aulas presenciais e
sua reposição”.
A proposta
pedagógica
O nome “Learning Café” foi dado em homenagem
ao produto que é o principal responsável pela manutenção da economia da região.
E a proposta visa unir, em um aprendizado híbrido, práticas presenciais e
virtuais que contemplem a matriz curricular necessária para um ensino adequado
aos estudantes.
Criado por uma equipe coordenada pelo
Diretor-geral Renato Aparecido de Souza, o projeto é representado pelo grão de
café dividido em três partes: uma lateral representando o ensino durante o
isolamento social, outra lateral representando o ensino pós quarenta, e o
centro configurando o período no qual serão ofertadas aulas presenciais que
terá duração de até dois meses.
Segundo os organizadores, “a proposta está
fundamentada na ideia do ensino híbrido o qual destaca a flexibilidade, a
mistura e compartilhamento de espaços, tempos, atividades, materiais, técnicas
e tecnologias.
O projeto contempla a maioria das disciplinas
em modalidade remota e as atividades presenciais obedecerão às regras
determinadas pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação.
O Learning Café ainda determina as formas
avaliativas do processo educacional feitas presencialmente e remotamente. Ressalta
ainda que que os estudantes que não participarem das atividades avaliativas
remotas terão um prazo para concluí-las.
Segundo o ofício do Programa Emergencial de
Ensino Remoto, os demais campi poderão discutir as bases deste Programa e
construir o seu “Plano Emergencial de Ensino Remoto” com orientações
complementares da Pró-reitoria de Ensino e com a participação dos seus
professores, técnicos administrativos, estudantes e demais membros da
comunidade acadêmica.
Mais detalhes sobre a proposta pedagógica neste link.
Fonte: ASCOM- IFSULDEMINAS