
Durante o carnaval, festa mais tradicional do País, nem todo mundo descansa e cai na folia. Para milhares de brasileiros, a época é sinônimo de diversão, mas para muitos significa lucro. O período carnavalesco representa uma ótima oportunidade de conseguir trabalho e incrementar a renda. 
Segundo o Reitor Administrativo da UNIFEG (Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé) e Economista o Sr. Jairo Pedro Cardoso “As cidades grandes durante o carnaval ficam vazias. Muitos descem para o litoral, mas grande parte da população vem para o interior e obviamente isso traz um impacto sócio econômico positivo para a nossa região. O carnaval de uma forma temporária contribui muito para agilização do fluxo circular de nossa economia”
 
Em Muzambinho, o carnaval gera centenas de empregos temporários e já é considerado o evento mais lucrativo do ano na cidade. Segundo dados fornecidos pelos setores de eventos, hotelaria, imobiliários e transportes, estima-se que 15 mil turistas prestigiem o carnaval de Muzambinho este ano. Com o aumento considerável do fluxo de turistas durante os 5 dias de festa, Muzambinho ganha muito. 15 mil turistas, com gasto médio de 660 reais durante 5 dias de festa, representa aproximadamente 10 milhões de reais injetados diretamente na economia da cidade, recurso este que beneficia diversos segmentos do comércio local.
Atraindo um público cada vez maior e consequentemente mais visitantes, o “Bloco Verme’s e Cia” é extremamente indispensável para o desenvolvimento do carnaval da cidade.  Este ano o bloco irá contar com mais de 10 mil foliões de toda região sendo a maioria do estado de São Paulo.
Milhares de pessoas de todo o Brasil vêm para Muzambinho para prestigiar essa grande festa. Segundo informações da Secretaria de Cultura  estima-se um aumento de público, em relação ao ano passado, de aproximadamente 30%.
Os dados do setor de hospedagem do carnaval de Muzambinho são surpreendente. Mais de 400 famílias deixam suas casas para acolher os milhares de turistas. Os alugueis giram em torno de 2 mil a 5 mil reais. Todos os hotéis e áreas de camping da cidade estão esgotados. E mais, as cidades vizinhas, Guaxupé, Cabo Verde, Guaranésia entre outras, recebem uma boa parte dos turistas que vêm para Muzambinho prestigiar o carnaval.
Assim, os comerciantes devem estar preparados para atender essa demanda elevada de turistas. Segundo o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Muzambinho o Sr. Rômulo Palos “O carnaval traz muitos benefícios para nossa cidade, e nós da ACIM percebemos o empenho da população e comércio. No entanto, as empresas não estão preparadas para atender essa quantidade enorme de turistas. O carnaval cresceu muito rápido, dificultando o planejamento do comerciante. Porém, Muzambinho, aos poucos, vai se desenvolvendo e se estruturando, recebendo novas empresas e um incentivo para futuros investidores.”
Para que o carnaval de Muzambinho continue sendo um sucesso, é necessário “percepção de desenvolvimento” dos órgãos públicos e comércio.  Como principal evento anual da cidade, o carnaval é o maior difusor de Muzambinho, atraindo mais visitantes para participarem dos eventos no decorrer do ano.