Publicado em 26/04/2010 e atualizado em 26/04/2010 - cidade - José Luiz de Figueiredo
 Tive a oportunidade, e posso dizer a grata satisfação, de visitar e conhecer a exposição da Casa Mazzilli, em Muzambinho.
Tive a oportunidade, e posso dizer a grata satisfação, de visitar e conhecer a exposição da Casa Mazzilli, em Muzambinho.
Fiquei surpreso com o grande número de objetos, que pertenceram a este renomado estabelecimento comercial, conservados com tanto carinho, estima e dedicação e agora expostos ao público de uma maneira interessante, curiosa, que mexe com o sentimento das pessoas, principalmente das gerações mais idosas. 
Uma verdadeira demonstração de cultura, visando conservar na memória de cada cidadão muzambinhense, por muitos anos, a lembrança da Casa Mazzilli, que participou do desenvolvimento social e econômico de Muzambinho por mais de seis décadas.
 
Um povo que não procura preservar as suas tradições, os seus bons costumes e suas histórias, corre o risco de se perderem no tempo e no espaço e em poucos anos serem esquecidos.  Não é este o caso da Casa Mazzilli, que procurou durante a sua existência desenvolver um comércio digno e honesto, enxergando em sua freguesia, não apenas simples consumidores, mas, sobretudo, amigos.
Não é este o caso da Casa Mazzilli, que procurou durante a sua existência desenvolver um comércio digno e honesto, enxergando em sua freguesia, não apenas simples consumidores, mas, sobretudo, amigos.
Está de parabéns o Sr. Domingos Mazzilli Júnior, filho do Sr. Domingos Mazzilli, que teve a feliz idéia de expor ao público “jóias raras” que fizeram parte da história da Casa Mazzilli, preservando a história e prestando um importante serviço de caráter cultural para a comunidade.
Confesso que também é minha intenção promover uma exposição semelhante a esta que visitei em Muzambinho. No meu caso, pretendo contar a história da Farmácia Santo Antônio, que pertenceu a meu pai, Sr. Lamartine Figueiredo, e que constitui um dos comércios mais tradicionais do município de Cabo Verde, em funcionamento, há mais de setenta anos.
Acredito que, não só estabelecimentos comercias, mas também famílias tradicionais do município de Muzambinho irão procurar contar a sua história, seguindo o exemplo da Casa Mazzilli.

