A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) firmou convênio com a Associação de Municípios do Lago de Furnas (Alago) para elaboração de 29 projetos de esgotamento sanitário nas cidades integrantes da associação. A solenidade foi realizada nesta sexta-feira (8), na sede da Companhia, em Belo Horizonte. A Copasa vai disponibilizar R$ 3,9 milhões para elaboração dos projetos de saneamento básico para os municípios do entorno do Lago de Furnas.
Assinaram o documento o presidente da Copasa, Márcio Nunes; o diretor Meio Ambiente e Novos Negócios da empresa, Carlos Gonçalves de Oliveira Sobrinho; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional Urbano, Dilzon Melo; e o prefeito de Guapé e presidente da Alago, Nelson Lara.
O presidente da Alago demonstrou satisfação pela iniciativa, porque acredita que esse é um passo decisivo para mobilizar os prefeitos da região. “A partir do projeto, teremos condições de saber o quanto precisaremos de recursos para despoluir e revitalizar o Lago de Furnas, patrimônio turístico da região”, comentou.
O deputado federal Reginaldo Lopes complementou: “não basta somente a elaboração do projeto. Temos que executar as obras e operar bem o sistema de esgotamento sanitário. E isto é um custo alto para os municípios. Vejo na Copasa a empresa mais indicada para o trabalho, pela sua credibilidade, tecnologia e know-how. Precisamos mobilizar todos os municípios envolvidos para viabilizar o funcionamento do sistema de coleta e tratamento dos esgotos na região”.
Nesse sentido, o presidente Márcio Nunes lembrou que a Copasa só pode atuar onde detém a concessão dos serviços, mas que a empresa está sempre aberta para negociar com as prefeituras interessadas.
Já o secretário Dilzon Melo elogiou a Copasa. “A Companhia vem sendo reconhecida pela sua expertise no setor e isso dá mais segurança e tranqüilidade à população. Ciente de que a ausência dos sistemas de saneamento básico gera uma série de enfermidades, a Sedru, juntamente com outros órgãos estaduais e federais, vem se esforçando para fazer frente às necessidades de implantação dos projetos de infra-estrutura para melhorar a qualidade de vida dos mineiros”, completou.
Também participaram da solenidade o diretor de Operação Sudoeste, Diego Andrade, responsável pelas ações da Copasa na região onde está o Lago de Furnas; os deputados Reginaldo Melo, Antônio Carlos Arantes, Odair Cunha, Domingos Sávio e Luiz Fernando; e os prefeitos de Alpinópolis, Edson Luiz Rezende Reis; de Camacho, Geraldo Cardoso Lamounier; e o ex-prefeito de Carmo do Rio Claro (um dos fundadores da Alago) Ângelo Leite, além de outras autoridades.