Publicado em 09/02/2020 - cidade - Da Redação
O Sargento Wander Nogueira da Silva, agente regional da Defesa Civil, esteve em Muzambinho acompanhado da SubTenente Renata Reis, responsável pela Defesa Civil do município. Durante a visita às áreas atingidas pelas últimas tempestades, o Sargento orientou a população a sempre buscar locais seguros e fugir das enxurradas durante as chuvas. “Este ano estamos com um alerta sobre o intenso volume das chuvas na região Sudeste. Temos 55 municípios na Regional de Poços e todos estão sendo afetados com atuação da zona de convergência do Atlântico Sul, o que tem contribuído para a baixa pressão, o que faz com que os temporais tenham significativos entre 100 e 150 milímetros”, explica.
A população pode receber avisos por SMS em caso de desastres naturais. O serviço tem como objetivo orientar quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.
O sargento também orienta: “O morador que precisa enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. Para quem receber o SMS, basta responder a mensagem com o número de CEP. Após o cadastro, o celular já estará apto para receber alertas da Defesa Civil. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto”.
Os alertas serão produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar em desastres naturais.
A Defesa Civil Estadual, junto com a Defesa Civil Municipal, percorreu os principais pontos onde ocorreram alagamentos para avaliação das casas atingidas pelas chuvas.
A possibilidade de temporais severos abrange todo o estado de Minas. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial. Entre o Sul Minas e a porção sul da Zona da Mata, no período da noite/madrugada, deverá culminar em tempestades severas com ocorrência de granizo.
Na última quarta-feira (05), o temporal que caiu em Muzambinho é considerado de forte intensidade. Em vários municípios os acumulados estão elevados, principalmente ao final do dia o que oferece riscos à população, sendo preciso ficar atento.
A Defesa Civil Municipal de Muzambinho orienta que durante a chuva forte as pessoas evitem se deslocar, principalmente, em áreas próximas aos ribeirões. “E a população, de forma preventiva, deve acionar a Defesa Civil caso perceba a subida repentina dos níveis de rios e ribeirões, ou o surgimento de trincas e rachaduras. Além disso, evitar estacionar veículos embaixo de árvores e quem vive perto das encostas deve redobrar a atenção”, explicou Renata Reis, coordenadora da Defesa Civil Municipal.
A Secretária Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, Maiza Cristina Cabral e a Diretora Departamento de Ações Sociais Ana Maria Martins de Oliveira também realizaram visitas aos locais afetados com as chuvas. Os telefones para acionar a Defesa Civil 3571 2698.
(Colaborou: Valéria Vilela)