
O programa e-Tec Brasil, cujo objetivo primordial é favorecer a formação profissional de nível médio a distância, constitui-se uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação. Visa levar cursos técnicos a regiões distantes das instituições de ensino técnico e para a periferia das grandes cidades brasileiras, incentivando os jovens a concluírem o ensino médio. Trata-se de uma ação incluída no âmbito da política de expansão da educação profissionalizante do Ministério da Educação, por meio da articulação da Secretaria de Educação a Distância e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica que para isso lançou o Edital No. 01/2007/SEED/SETEC/MEC, de 27/04/2007, Seleção de Projetos de Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Média, na modalidade de Educação a Distância.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Campus de Muzambinho foi autorizdo pelo MEC a oferecer Educação a Distância em duas modalidades, Curso Técnico a Distância em Informática e Curso Técnico a Distância em Cafeicultura.
Em atendimento aos seis polos de Educação a Distância do Campus de Muzambinho, compreendendo as cidades de Alfenas, Boa Esperança, Três Pontas, Juiz de Fora, Cataguases e Timóteo, foi criado o CEAD, Centro de Educação a Distância de Muzambinho, com toda a infraestrutura necessária para o bom funcionamento do Projeto.
No dia 28 de março de 2009, aconteceram as aulas inaugurais nos Polos de Alfenas, Boa Esperança e Três Pontas, com a presença de autoridades políticas, Coordenadores e, com destaque, os alunos matriculados nos Cursos Técnicos de Cafeicultura e Informática. O CEAD –Campus de Muzambinho foi representado pelo Diretor Geral do Campus e Coordenador Geral do e-Tec, Professor Luiz Carlos, Coordenadora do Curso Técnico a Distância de Informática, Professora Rosângela e o Coordernador do Curso Técnico a Distância de Cafeicultura, Professor Márcio Maltarolli Quida, que ministraram as aulas inaugurais.
A equipe do CEAD-Campus de Muzambinho sentiu o calor, expectativa e entusiasmo das autoridades dos polos, Coordenadores e alunos matriculados.