EPTV visita o Projeto Ecológico “Sacola Retornável” em Nova Resende

Publicado em 03/04/2009 e atualizado em 03/04/2009 - cidade - Marcelo Luis

829_05A Equipe de reportagem da EPTV Sul de Minas visitou Nova Resende para registrar o Projeto Ecológico ‘Sacola Retornável’, desenvolvido pela Escola Estadual Pe. Luiz Moreno. Vera Lúcia de Souza (Supervisora pedagógica) e Regiane Guelere Ribeiro (Professora de Educ. Religiosa e Ciências), são as mentoras do trabalho que envolveu professores e alunos, e com apoio e determinação da direção escolar, supervisores e toda escola foram arrecadados fundos com um jantar beneficente para compra das sacolas.
O objetivo geral do projeto foi de reduzir o uso de sacolas plásticas, buscando parceria junto as entidades e comércios locais  que estejam dispostos a colaborar, visando a preservação do meio ambiente. A idéia é a comunidade adquirir a sacola e utilizá-la nas compras diárias, deixando de consumir as tradicionais sacolas plásticas que costumeiramente acabam por serem jogadas fora após o uso, em vias públicas muitas vezes, entupindo bueiros, assoreando córregos, superlotando aterros, etc.
“Partindo do principio de formação do individuo e da consciência ambiental, nossa preocupação voltou-se para a realidade existente em nosso município nas questões relacionadas à preservação do meio ambiente. Preocupou-nos a grande quantidade de sacolas plásticas que chegam em nossas casas. A natureza com certeza sofre prejuízos ainda maiores”, disse Regiane Guelere Ribeiro.
“Os objetivos específicos do projeto foram: reeducar a população no sentido de evitar hábitos consumistas e a aprender a reaproveitar, e sobretudo, diminuir o índice de sacolas plásticas que são jogadas nas ruas e que causam prejuízos a natureza e consequentemente ao homem”, disse Sônia Miranda, Diretora.
Como o trabalho foi desenvolvido em sala de aula - Em matemática, os alunos constataram através de pesquisas que o município consome por mês : + de 20.000 sacolas plásticas comuns. Esta pesquisa foi feita em comércios locais.
Em ciências, questão ambiental foi colocada como temática e envolveu as outras disciplinas. Nossa preocupação se voltou para o grande numero de sacolas plásticas. A natureza com certeza sofre prejuízos, pois as sacolas plásticas comuns levam cerca de 400 anos para se decompor na natureza.
Em geografia, os alunos de 6º ano saíram as ruas, em observação de áreas da cidade e concluíram que existe um grande numero de sacolas espalhadas pela cidade, inclusive nas praças e ruas.
Em educação religiosa, as questões éticas, a formação de valores bem como a cidadania foram levadas em consideração. O trabalho envolveu alunos do 6º ano, que após serem preparados para a execução do projeto, fizeram a troca de experiência com os demais alunos da escola e da comunidade.
“É uma questão de concepção... Usar sacolas retornáveis é um ato de cidadão consciente e inteligente. É dever da escola formar integralmente seus alunos, não apenas repassando conteúdos e sim os ensinando a vivenciar os conhecimentos...”, disse Vera Lucia de Souza.