Publicado em 31/01/2016 - cidade - Da Redação
A administração municipal de Muzambinho confirmou que não irá repassar os subsídios às escolas de samba para o carnaval deste ano. Desta forma, a conclusão natural é que o carnaval não teria o tradicional desfile. Porém, a reportagem apurou a possibilidade de uma iniciativa inédita e bastante positiva por parte das escolas. Cogita-se um desfile com todas as escolas unidas, somente para prestigiar a população que tradicionalmente vai até a avenida para participar do evento.
Vale lembrar que Muzambinho conta com cinco escolas de samba, sendo Unidos do Alto do Anjo, Unidos da Vila Socialista, Água de Ouro da Barra Funda, Espelho da Liberdade do Brejo Alegre e Estrela Dourada. O valor repassado para cada escola era de R$ 20 mil, somando um montante significativo de R$ 100 mil em cada carnaval.
O carnavalesco e presidente da Escola de Samba Espelho da Liberdade, Rafael Magalhães, revelou que as agremiações tomaram conhecimento de que não receberiam a subvenção da prefeitura somente através da imprensa. O dirigente reconhece o momento de dificuldade financeira da prefeitura, mas critica a falta de comunicação do fato às escolas de samba.
Rafael Magalhães conta que foi criado um movimento nas redes sociais visando conhecer o interesse da população na realização dos desfiles no domingo e terça-feira de carnaval. Contato ainda foi mantido com os presidentes de outras escolas. O grupo estaria promovendo uma reunião no Centro Comunitário do bairro Brejo Alegre, para definir pela realização de um desfile unificado. Isto poderá ser feito com a utilização de fantasias dos anos anteriores, além da participação sempre esperada da bateria.
O dirigente deixou o alerta no sentido de que sem qualquer movimentação das escolas neste ano, o município poderá perder esta tradição. Até porque, como vem ocorrendo nos últimos anos, as escolas estão perdendo espaço para os blocos carnavalescos.