Exposição em Muzambinho homenageou o goleiro Barbosa

Publicado em 30/05/2014 - cidade - Da Redação

No último final de semana, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura de Muzambinho promoveu a importante exposição “Futebol através dos tempos como goleiro Barbosa”. Foi uma justa homenagem ao goleiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950, lembrando que a traves do Maracanã estão em Muzambinho.

O Secretário Tiago Casagrande observa que Muzambinho conseguiu resgatar toda a história do goleiro Barbosa. Destacando a importância da iniciativa, matéria especial sobre o tema vai ao ar no “Fantástico” (TV Globo) neste domingo, 01/06. A homenagem teve continuidade no domingo através de um amistoso entre a Seleção de Muzambinho e o Guarani (Guaxupé), no Estádio Prof. Antônio Milhão. A programação festiva também incluiu homenagem ao ex-jogador muzambinhense “Cavadeira”.

Tiago Casagrande revelou que a iniciativa da homenagem surgiu devido justamente à presença das traves do Maracanã em Muzambinho. Principalmente, com o “vazio” sentido nas traves, surgindo a iniciativa de homenagem para quem estava debaixo das traves. Prova disso, a foto do goleiro debaixo das traves fazendo uma importante defesa. Ou seja, uma forma significativa e diferente de materializar a homenagem. A presença de membros da família, através da filha Tereza Barbosa, atualmente residente em Praia Grande/SP, foi um momento marcante. Tiago aproveitou para valorizar o trabalho do ex-Secretário de Cultura, Fernando Magalhães, que resgatou e recuperou as traves que estavam no município e foram colocadas na Casa da Cultura. Revelou, inclusive, que a administração está empenhada e já requisitou as traves da Copa do Mundo de 2014 para que sejam destinadas a Muzambinho.

Tereza Barbosa, filha do goleiro Barbosa, falou com exclusividade à reportagem da Folha, durante o programa “Edição de Sábado”, produzido e apresentado pela equipe deste semanário na Rádio do Povo AM. Bastante feliz, confessou toda sua emoção pela homenagem ao seu pai e carinho recebido durante os dias em que esteve em Muzambinho. Considerou o fato um grande acontecimento para sua família e um presente pessoal. “Barbosa merece respeito e ao longo dos anos estamos mudando a história”, disse Tereza. Segundo ela, a Copa de 1950 teve muita coisa nos bastidores, sendo que o Mundial foi disputado por 11 jogadores e não apenas pelo goleiro Barbosa.

Tereza acrescentou que luta para mostrar a verdadeira história do goleiro Barbosa. Com isso, hoje o ex-goleiro vem recebendo inúmeras outras homenagens, inclusive de outros países. Com uma magistral história no futebol brasileiro, Barbosa fez parte do “expressinho da vitória” e conquistou o troféu “Teresa Herrera”. A verdadeira cruz que carregou foi a “Cruz de Malta do Vasco da Gama. Portanto, a homenagem recebida em Muzambinho foi um momento histórico para toda família. “Com muita emoção, só tenho a agradecer”, disse.

A filha do homenageado aproveitou para esclarecer impasse sobre a originalidade das traves do Maracanã que estão em Muzambinho. Confirmou história do pai de que teria queimado as traves. Porém, ao longo do tempo e buscando informações, tomou conhecimento e ficou convicta de que as traves que estão em Muzambinho realmente são verdadeiras. Acredita que a declaração feita pelo pai foi uma forma de “exorcizar” todo sofrimento pelas cobranças sofridas. “Hoje, tenho a certeza de que realmente são as traves de 50”, garantiu.

 

HOMENAGEM DE MILTON NEVES - Durante a entrevista, a reportagem conseguiu contato com o jornalista Milton Neves, em São Paulo/SP. Por telefone, o muzambinhense teve a oportunidade de conversar com Tereza Barbosa. “Falar com a filha do Barbosa é o supra sumo do orgulho”, iniciou o jornalista.

Milton Neves lembrou que entrevistou Barbosa por várias vezes, inclusive publicando fotos no seu portal de memória na Internet. Entende que o goleiro é uma lenda no Brasil, tendo sido eleito o culpado pela derrota em 1950. Para ele, o verdadeiro culpado foi o “imponderável”, único jogador do mundo melhor que o Pelé. Até porque o Uruguai foi convidado, chegou em cima da hora e acabou conquistando o título. “Na verdade, o teu pai é um grande herói. Precisou morrer o Barbosa para ser absolvido pelo povo brasileiro ”, disse Milton Neves a Tereza Barbosa. O jornalista também criticou a mística do futebol de que um goleiro não pode ser negro. Para ele, Barbosa foi uma dos maiores goleiros do mundo. Falando sobre a homenagem a Barbosa em Muzambinho, Milton Neves declarou: “A minha cidade, pequenininha, tem o coração maior que do Brasil”.

Milton Neves também se disponibilizou a ajudar Tereza Barbosa a vender um pedaço das traves da Copa de 1950. Isto porque sua intenção é fazer duas estátuas em homenagem ao pai. No final, “imitando uma narração de defesas de Barbosa”, Milton Neves levou a filha de Barbosa à extrema emoção. “Muzambinho está me proporcionando surpresas indescritíveis”, confessou.