Publicado em 22/07/2017 - cidade - Da Redação
Continuam em ritmo acelerado as obras de reforma da Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Muzambinho. O arquiteto Marco Aurélio Teixeira atua como colaborador e informou que já foi executado 90% do piso (ladrilho hidráulico), composto em três partes: página grande, elo (que emoldura o meio) e os cantos. A colocação do piso está sendo feita por profissional especializado. Os rodapés também já foram encomendados (granito/vermelhão) e deverão ser colocados num prazo estimado em dez dias. Todas as providências e ações estão sendo executadas para cumprir com fidelidade as exigências do Patrimônio Histórico.
As obras tem o acompanhamento do Padre José Milton dos Reis, supervisão da Mitra Diocesana de Guaxupé e orientação técnica do arquiteto Marco Aurélio Teixeira. O profissional informou que já foi executada 70% da pintura interior, restando uma ademão de finalização. Será na cor gelo, com as molduras todas em branco, condição aprovada em duas reunião no Instituto do Patrimônio Histórico em Muzambinho. A ata comprovando a opção de cor e todas as deciões, inclusive, foi encaminhada ao Ministério Público.
Por ser um local público e buscando observância à lei de acessibilidade, foi criada uma rampa lateral bastante suave. Com isso, permitindo o amplo acesso aos cadeirantes. Um banheiro está adaptado para os deficientes. Também já foi concluído o banheiro do pároco. O para-raios será substituído por um aparelho novo. Foi refeita toda rede elétrica da igreja, com som de última geração e bons microfones.
A expectativa de conclusão, segundo o arquiteto, é inferior ao previsto de um ano. Até porque várias obras estão concluídas. Já foram feitos testes de luz durante a noite, com grande aproveitamento da luz natural e iluminação de led. Assim, será finalizada a pintura e piso. Com isso, as obras internas estarão concluídas, restando apenas a pintura externa. A intenção é que todas as obras sejam concluídas num prazo máximo de dois a três meses.