
O deputado estadual, Carlos Mosconi (PSDB), agendou encontro na próxima quarta-feira, em Belo Horizonte, na Secretaria de Obras para viabilizar a recuperação da cidade de Botelhos. O parlamentar esteve na manhã de domingo no município conferindo os estragos causados pela chuva de granizo que caiu no sábado (27) no início da noite. 
A secretária de Governo, Jaqueline Alexandre Mioto, reuniu-se com Mosconi nesta segunda-feira (29) pela manhã e solicitou ajuda do governo de Minas Gerais. 
 

De acordo com ela, ainda não dá para avaliar os prejuízos, mas a chuva de 20 minutos danificou estruturas de escolas, praças, ruas, o poliesportivo e o posto de saúde do município. 
Jaqueline acrescenta que o prédio da prefeitura também foi destruído, junto com equipamentos, sistema de energia e telefonia. Um novo local foi alugado na área central para que o atendimento à população seja restabelecido o mais rápido possível. O prefeito, Mário Damaceno, decretou estado de emergência no município. 
A Defesa Civil estadual foi acionada com o objetivo de agilizar providências. A Polícia Militar, com auxílio de engenheiros, prepara laudo de avaliação de danos. O documento é exigido para o caso de decretação de emergência pelo Estado. 
CENA DE GUERRA “Foi um barulho que nunca ouvi. Parecia uma cena de guerra”, diz Jaqueline, que na hora da chuva estava com o filho de colo. A secretária informa ainda, que os acessos à cidade ficaram obstruídos devido à queda de árvores e houve colisão de entre vários veículos.   
Jaqueline confirma que uma pessoa está internada com ferimentos graves e outras dez atendidas no hospital já foram liberadas. A secretária adianta ainda, que o comércio funciona normalmente, porém, dois postos de combustíveis e uma fábrica de cerâmica ficaram destruídos.