Muzambinho “abraça” o seu lixo

Publicado em 05/06/2009 - cidade -

839-04Uma novela interminável. Há mais de dez anos, o destino final do lixo vem gerando impasse e muita polêmica em Muzambinho. Neste tempo, implantação de novo lixão e formação de consórcio entre municípios. Porém, por falta de decisões coerentes e cercadas de “vontade política”, os impasses persistem. Poderia ter sido implantada uma Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo, o que não aconteceu. O consórcio poderia ter sido melhor fiscalizado e gerado o resultado desejado, o que também não aconteceu. Portanto, faltou determinação, conhecimento técnico e direção nas decisões a serem tomadas.
839-02Um verdadeiro amadorismo tomou conta das decisões políticas nos municípios da região. Agora, cada um tem que se “virar nos 30” para agir dentro da legalidade. E olha que o meio ambiente foi a “menina dos olhos” de muitos aspirantes políticos.
No entanto, a população produz o lixo e desde o último dia 02 (fotos) ele está sendo depositado no antigo lixão no bairro Moçambo, que havia passado por remanejamento. Com os impasses e recusa de Guaranésia em receber o lixo, Muzambinho conseguiu uma licença provisória através da SUPRAM (Varginha), órgão subordinado à FEAM, e o lixo voltou para os “braços” da cidade.
Enquanto isso, continuam os debates, reuniões e a busca pelo envolvimento da sociedade pelos políticos e lideranças. Vale lembrar Geraldo Vandré: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Uma solução para o lixo urge e é para ontem!