Muzambinho fechou cascalheira para Juruaia

Publicado em 25/02/2017 - cidade - Da Redação

Muzambinho fechou cascalheira para Juruaia

Até o final da administração anterior, a cascalheira de Muzambinho era explorada também por Juruaia devido a uma parceria firmada entre os dois municípios. O novo governo de Muzambinho, através do prefeito Sérgio Esquilo, tomou uma decisão impactante, finalizando esta parceria e impedindo a extração do cascalho. 

Sérgio Esquilo relatou que tinha pleno conhecimento das condições da cascalheira e lixão de Muzambinho. Assim, bem antes das eleições, procurou o Ministério Público informando os fatos relativos. Logo após o pleito municipal, esteve novamente no MP, desta vez informando de forma oficial a situação encontrada. Mais recentemente, no dia 11 de janeiro, profissionais do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Murilo e Andréia), estiveram na cascalheira e lixão, apresentando um amplo relatório ao Executivo. O relatório comprova as péssimas condições de extração do cascalho, manejo irregular, erosão, causando degradação ambiental e formação de represamento de água, o que poderá aumentar a erosão e causar acidentes. Toda documentação será entregue ao MP para a tomada das devidas providências.
O prefeito revelou que a situação atual da cascalheira é muito grave e degradante. “Estava aberto para quem quisesse”, contou. Também não foi encontrado qualquer contrato de parceria entre os municípios. Porém, tomou conhecimento de que o município de Juruaia deixava à disposição uma máquina escavadeira, extraindo e transportando cascalho para as duas prefeituras.
Sérgio Esquilo contou que há alguns dias recebeu em seu gabinete o prefeito, vice-prefeito e Secretário de Agricultura de Juruaia, pedindo a cessão do cascalho. Porém, isto não foi possível porque a cascalheira de Muzambinho está fechada neste momento. A extração de cascalho não é permitida sem o cumprimento das exigências dos órgãos responsáveis e legais, com o DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral.
O chefe do Executivo de Muzambinho ressalta ainda que nos seus dois governos anteriores colocou o local em plenas condições de extração do cascalho, com todo cuidado, segurança e infraestrutura técnica exigida por lei. Enquanto não ocorre uma definição a respeito do caso, segundo o prefeito, Muzambinho está extraindo cascalho de forma emergencial, procurando atender a necessidade de mais 2 mil quilômetros de estradas vicinais do município.